Vida Alternativa pelo mundo...

8 de dezembro de 2008

Alimentos que curam !


Quando escutamos falar à respeito de alimentos que curam, ficamos à procura de algum milagre. Logo pensamos que ao comer apenas uma vez com determinado alimento, rico em propriedades benéficas ao nosso organismo, estamos totalmente curados daquela dor chatinha ou aquele probleminha físico que acaba com nosso bom humor.
Essa prática de nos alimentarmos bem , utilizando alimentos corretos para nosso organismo, deve ser feita durante anos, mas como nosso cérebro também se da o direito de enganar-se algumas vezes, insistimos em nos alimentar com aquilo que é mais fácil e que geralmente está ao nosso alcance e acabamos optando por um fast food, ou qualquer outro alimento sem nenhum valor nutricional.
Se pararmos para ensar, é só irmos e vasculharmos o túnel do tempo e vamos observar a forma como os escravos, índios se alimentavam bem, e o quanto os alimentos daquela época, eram importantes para a formação e constituição física de cada um. Além do mais, escravos, índios eram mais imunes e resistentes à doenças, com certeza isso se deve à alimentação rica em minerais e nutrientes encontrados em alimentos tão presentes em nosso dia a dia.

A MANDIOCA, muito utilizada na culinária indígena, possui cálcio ( excelente para ossos), fósforo ( mineral importante para o cérebro), ferro, vitamina B..., além do mais o polvilho, a farinha, são produtos provenientes da mandioca , consumidos em grande quantidade entre os brasileiros. *

* Há uma antiga lenda tupi, que uma índia, grávida sem ter tido relações com ninguém, deu à luz a uma menina muito branca. Essa menina morreu ainda bem jovem e foi enterrada dentro de sua própria casa. Naquele mesmo túmulo improvisado, nasceu um tubérculo a que chamaram de " casa de Mani " ( Mani' oka ). Esse tubérculo da lenda, deu origem a tão conhecida mandioca, também conhecida como macaxeira, aipim, aipi,maniveira...

O MILHO é outro alimento com um valor nutricional grande, pois possui alto teor de carboidrato, resultando numa enorme fonte de energia, além de Vitamina A, B1 e sais minerais, sem contar que ele ajuda a regularização do aparelho digestivo e sistema nervoso, devido à sua alta quantidade de fósforo.

Os escravos não sabiam os benefícios que o FEIJÃO, fazia para nosso organismo, quando o adotaram como base de sua alimentação. Além de saciar a fome, devido à grande quantidade de fibras que possui, ele tem o poder de reduzir o mau colesterol ( LDL) e atuar na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares.

O AZEITE de oliva, não deixa somente os pratos mais saborosos, mas pode controlar doenças como o câncer de cólon, mama e próstata. É rico em Vitamina E, protege o coração, reduzindo o mau colesterol ( LDL) e aumentando o bom colesterol ( HDL).

As propriedades da CENOURA, são extremamente benéficas. Apesar de possuir açúcar, ela protege contra alguns tipos de cânceres, ajuda à enfrentar problemas na pele e por seu teor de fibras, garante a sensação de saciedade, além de sua quantidade de Vitamina A, excelente para os cabelos e olhos.

Uma fruta tão conhecida e presente em muitas casas, a BANANA, previne o derrame, doenças do coração. Como é rica em potássio, é indicada à hipertensos, pois tem a propriedade de reduzir a pressão arterial e combate cãimbras. Os benefícios são além de físicos, pois ela apresenta grande quantidade de Vitamina B6, atuando no combate à ansiedade e promovendo o bem estar e relaxamento.*

* Ver mais benefícios da Banana, no livro : Yes, Nós temos Banana, de Heloisa de Freitas Valle e Marcia Camargos.

Alguns grãos, entram para a nossa lista de alimentos que " curam ", como as NOZES, CASTANHAS DE CAJU E PARÁ E PISTACHE. Além de prevenirem doenças cardiovasculares e cânceres, elas dão alívio aos casos de artrite, devido à presença de vitamina E. Para quem tem baixa imunidade e vive resfriada, gripada e/ou conjuntivite, elas também são indicadas, devido á presença de Selênio.

Obs : Iogurte, Alcachofra, controlam a candidíase.
Brócoles, Ervilha, Abacate, previnem cálculos renais.
Mação, Banana, Arroz e Batata, estão no combate à diarréia.

Montei um mini cardápio com receitinhas leves e testadas, tanto para quem é vegetariano e já está acostumado com a culinária natural, quanto para quem ainda não conhece e quer ter o prazer de experimentar a variedade que podemos preparar com esses alimentos, que só vão acrescentar em nossa qualidade de vida e longevidade.


SALADA DE PÊRA , FUNCHO E NOZES


60g de nozes em pedaços

1bulbo de funcho ( ou erva-doce)

3 pêras

1 limão

Para o molho de gorgonzola


125g de queijo gorgonzola

4 colheres sopa de vinagre vinho tinto

sal, pimenta e 1/3 xíc chá azeite


Em forno pré aquecido 180 C, espalhe as nozes em uma assadeira e torre-as no forno por 5 minutos.Corte a casca do queijo gorgonzola e esfarele o queijo com os dedos. Se ele estiver muito macio, amasse com o garfo.Coloque 2/3 do queijo na tigela com o vinagre de vinho tinto, sal , pimenta e bata-os com a ajuda do fuê.

Aos poucos vá acrescentando o azeite para que o molho fique homogêneo e espesso. Misture o resto do gorgonzola esfarelado com o molho de modo que alguns pedaços maiores permaneçam intactos. Acerte o tempero. Cubra o molho e leve-o à geladeira enquanto prepara a salada.

Corte o bulbo do funcho ao meio e de comprido. Coloque cada metade do funcho na tábua, com a parte cortada para baixo e fatie no sentido do comprimento.

Descasque e corte as pêras ao meio, no sentido do comprimento e escave o miolo de cada metade.

Pegue uma metade da pêra com a parte cortada para baixo e corte-a de comprido em fatias finas. Esprema o suco do limão sobre as fatias das pêras. No prato alterne, as fatias de pêra e de funcho laminadas em forma de leque. Derrame o molho de gorgonzola sobre o " leque " e decore com as nozes torradas.


Kibe de Soja


1 pacote de carne vegetal desidratada

1/2 kilo de pasta de soja

1/2 kilo de trigo integral

1 pitada de noz moscada

1 maço de cheiro verde

sal, pimenta

1 maço de hortelã

2 dentes de alho

1 cebola


Deixar em um recipiente o trigo e a carne vegetal de molho, durante a noite. Escorrer a água e acrescentar à massa todos os ingredientes, passando-a depois por 3 vezes em moedor com peça fina. Acrescentar dois ovos à massa e amassar bem. Preparar os kibes e fritá-los em óleo de girassol.


Salada de Arroz Integral


300g de arroz integral

2c sopa de azeite

300g de brócoles

1 dente de alho

1 pimentão vermelho

1 c sopa de sésamo tostado*

2 c sopa óleo de sésamo*

1 c sopa vinagre de vinho tinto

sal e pimenta


Cozinhar o arroz, saltear no azeite o alho esmagado e os brócules cozidos.

Assar o pimentão e cortar em tiras,

Preparar a salada com óleo, vinagre e polvilhe com sésamo. Sirva morno.


* o sésamo é também conhecido como gergelim. O oléo de sésamo é o mesmo que óleo de gergelim, cheio de propriedades antioxidantes, que transmite ao óleo elevada estabilidade e age contra os radicais livres. Possui alinda qualidade presentes nos ácidos graxos e ômega 6, 3 e 9. Traz benefícios para a pele, memória e para o corpo.


Pudim de Banana


2 c sopa de mel

6 bananas nanicas cortadas em rodelas

200 g farinha de trigo

1/2 copo de leite de côco

canela em pó

4 ovos


Bater tudo no liquidificador, exceto as banana e a canela. Colocar metade dessa massa numa forma untada e enfarinhada. Levar ao forno pré-aquecido 180C para solidificar por 10 minutos. Colocar as rodelas de bananas por cima e cobrir com o resto da massa. Polvilhar canela e levar ao forno médio até dourar. Retirar do fogo e deixar esfriar. Servir morno ou gelado.


Cookies de aveia com Chá de Cidreira


200g de mateiga

1 xíc chá de açúcar mascavo

1 xíc chá de farinha de trigo

2 xíc de chá de aveia em flocos

1 c de chá de fermento em pó.

2 c chá de canela em pó.

1 ovo

1 c chá de essência de baunilha.


Em uma tigela misture a manteiga, açúcar, farinha, aveia e fermento.

Amasse um pouco e coloque a canela, ovo e baunilha.

Amasse até ficar macio.

Abra com o rolo e faça cortes com uma fôrma redonda

Coloque em assadeira e leve ao forno de 15 a 20 minutos,a té ficarem dourados.

Quando esfriar, peneire açúcar de confeiteiro


Chá de Cidreira


Induz o sono, alivia dor de cabeça, auxilia na digestão, nas cólicas e distúrbios renais, além de melhorar as tosses, espasmos, febres, afecções de estômago, diarréia e palpitações. É sedativo, analgésico, calmante, diurética, hipotensora e expectorante.



Fontes : Tudo gostoso, campestre, petiscos, livro de receitas, receitinhas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário