Vida Alternativa pelo mundo...

15 de dezembro de 2008

Crianças e o Stress


É cada vez maior, o número de crianças que desde cedo apresentam sintomas relacionados ao stress, o que prejudica seu desempenho escolar e relacionamento entre amigos, família, professores.

Lembrando que stress é o desgaste geral do organismo, causado por alterações psicofisiológicas que ocorrem quando a pessoa se vê forçada a enfrentar uma situação que de um modo ou de outro a irrite ou amedronte, excita ou confunda, ou até mesmo a faça imensamente feliz. É quando qualquer situação que desperte uma sensação forte, seja ela boa ou má, comece a prejudicar essa pessoa.

A grande causa da presença e frequência de crianças em consultórios de psicologia, terapia ou medicina alternativa para uma sessão, é devido ao acúmulo dessas sensações de stress, angústia e ansiedade que elas estão passando.
Pressão e comparação em exigir que seu filho seja sempre o melhor, faz com que ele se desgaste muito, além de que seu organismo permite. Para alguns pais, não basta que seu filho seja bom em determinado assunto, para a grande a maioria, ele tem que ser o melhor e não somente em um assunto, mas em vários.Em muitos casos, os pais acabam projetando nos filhos, aquilo que não foram ou gostariam de terem sido, nem sempre o melhor ou a vontade das próprias crianças. Elas acabam sendo cobradas pelos pais, pelos seus inúmeros professores e até mesmo pelos amigos que são tão comparadas.
São matriculadas em vários cursos extras como Inglês, ou qualquer outro idioma, judô, natação, ballet, além de visitas frequentes à médicos, dentistas...
Cada pai, se imaginasse o quanto essa criança se sente sufocada em muitas vezes nem ser consultada, pensariam mil vezes antes de começar a matriculá-los em cursos e mais cursos por aí.
Seria bom se cada pai entendesse que nem sempre o curso que o outro filho, o primo, ou amigo faz é o melhor para SEU filho .

Assim, vamos lembrar que é importante sim, cobrar e exigir das crianças para que elas se esforcem e acabem dando o melhor de si, mas sempre respeitando as limitações e o tempo de cada uma delas, que às vezes mesmo sendo da mesma família, tem um aprendizado diferente da outro. Podem não ser tão bons num assunto e se destacarem em outros, por isso é tão importante consultar os pequenos sobre aquilo que gostariam de estar fazendo e deixar que eles falem por eles mesmos.
Vamos livrar essas crianças desse mal que hoje em dia é tão presente entre os adultos. Vamos educar nosso pensamento para que o stress não seja tão presente entre as crianças.
Para aquelas crianças que estão passando por isso, há diversos tratamentos que podem " aliviar " a tensão dos pequenos, os tornando mais calmos, receptivos, alegres...

Yoga para crianças : É uma prática cada vez mais frequente entre os adultos, mas como uma crescente entre as crianças. São vários os benefícios do Yoga, como aprender a respirar, exercícios e posturas que garantirão o bom desempenho físico de cada um, promovendo equilíbrio, flexibilidade, concentração, paciência, além de maior consciência e clareza sobre os fatos.

Tai Chi Chuan : Os movimentos do Tai Chi, são inspirados em animais ou em elementos da natureza, são realizados de forma lenta, contínua e circular, sincronizados com a respiração. Tem como objetivo equilibrar as energias, prevenindo doenças e aumentando a longevidade. A partir de quatro anos de idade já indicado para crianças, pois melhora a capacidade cárdio-respiratória, flexibilidade, alongamento, reforçando sistema imunológico e endócrino.

Reiki : Terapia alternativa , sem contra-indicação.Está sendo frequente entre as crianças. Não tem fundamentos religiosos e os benefícios entre para elas são enormes. Traz tranquilidade, serenidade, paciência. Aumenta sua capacidade de memória, concentração, criatividade, aprendizado. Fortalece defesas do organismo e melhora sistema imunológico. É um complementar à outros tratamentos, aumentando sua capacidade de recuperação, melhora em casos de doenças crônicas.( bronquite, asma , alergias, rinites dores de cabeça...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário