Vida Alternativa pelo mundo...

7 de dezembro de 2008

Importância da Qualidade de Vida

Quando me perguntam porque estar nessa área, de terapias alternativas é tão importante para mim, digo que isso deveria ser importante para qualquer um. Vivendo num mundo tão enérgico, tão agressivo, onde hoje em dia, nenhum respeita mais o outro, onde nenhum respeita os limites do outro, é que vejo a importância disso tudo.

Vivemos apontando, julgando e pregando o que é certo e o que é errado com os outros e esquecemos de olhar para nós mesmos. Por isso insisto que a mudança deve vir de dentro de nós , através dos nossos pensamentos, que irão gerar ações futuras.

Para isso é extremamente importante que uma consciência interior venha de dentro para fora, em cada um de nós. As terapias alternativas, nos dão a possibilidade da reflexão, de alguns momentos de quietude e serenidade para nós mesmos.

Hoje muito se fala de terapia alternativa. Vemos vários cursos de Yoga espalhados por aí, Meditação, Reiki, Massagens terapêuticas, Relaxantes, Uso dos Bambus, Acupuntura , Florais e por aí vai uma infinidade, mas para isso, para que essa nova filosofia de vida comece a aflorar dentro de cada um nós, um trabalho diário deve ser feito.

Há algumas dicas para nossa vida que influenciam no nosso cotidiano e que muitas pessoas, desconhecem ou por já ter uma mente teimosa, insistem em não prestar atenção à alguns desses detalhes , por exemplo :



Há um número cada vez maior de pessoas que sofrem da síndrome do pânico. Isso é comprovado que é causado por um número de ações que levam tal pessoa ao stress absoluto, como perdas, decepções, mágoas e de uma hora para outra, o cérebro manda ações negativas e sensações negativas à essa pessoa. Os sintomas são vários, sufocamento, sensação de morte e de que o coração irá saír pela boca, palpitações, suor, calafrios...

Mas como evitar que tal pânico nos pegue de surpresa, já que estamos vivendo num mundo tão sufocante como esse ?

É importantíssimo lembrar, que a nossa higiene mental deve ser diária.

Qualquer atividade física que nos dê prazer, é fundamental que seja feita, desde uma simples caminhada, uma hidro, até mesmo uma aula de dança. A sensação de prazer é tão grande ( comprovadamente em nosso organismo), que minutos desse prazer farão uma grande diferença nas situações que infrentaremos durante o dia.

Alimentação também é outro fator. É difícil uma pessoa que está acostumada a se alimentar diariamente por carnes, se abdicar dessa prática. Esse costume, ou vício é tão grande que se torna mais do que uma necessidade para a pessoa, mas devemos lembrar que a adrenalina de que cada animalzinho fica, ao saber que vai ser abatido para futuramente o consumo das pessoas, é tão alta que isso passa em minutos para nosso organismo já na primeira garfada. Por isso, é legal e humano termos compaixão com esses bichinhos e pelo menos uma vez por semana,nos abdicarmos desse ato. Claro que uma vez não vai fazer a diferença, mas se pensarmos no quanto pelo menos aquele dia não contribuímos para a matança de algum amiguinho nosso, cada organismo, vida e espírito agradece.

Respiração, é algo que muitas pessoas não sabem fazer. Nascemos respirando, morremos não respirando, mas será que respirar errado e mal a vida toda, também não é uma forma de morte ? Nossa respiração deve ser de dentro para fora, devemos sentir nosso ar, ocupando e passando por cada órgão nosso, desde nossa garganta, até as costas. Muitas das pessoas que sofrem de pânico, ou qualquer outra doença ligada ao sistema nervoso, é porque respira mal e errado . Quando que respirando corretamente, estamos oxigenando até mesmo nosso cérebro, mas respirando errado, nosso sistema nervoso, fica mais do que comprometido e abalado, resultando em mais tensão, mais stress, mais doenças...

Temos que procurar fazer nossa higiene mental diariamente, ter minutos de paz e serenidade para nós mesmos, evitarmos assistir programas, filmes ou noticiários, com uma carga de energia pesada, para que isso não permaneça em nossa atmosfera mental. Aquele velho ditado de ir pra cama de alma leve, sem brigas é tão importante quanto solucionar um problema durante a primeira hora do dia. Nosso quarto, nossa cama é o nosso refúgio e não devemos em hipótese nenhuma, permitir que esses problemas e preocupações, nos acompanhem durante nosso sono. Dormir bem é acordar bem.

Assim, volto a repetir e insisto que para nossa qualidade de vida , o importante é a consciência diária dentro de nós mesmos. Os profissionais, estão aí para nos dar ajuda e amparo, além de sustentação, de acordo com cada especialidade deles , mas o nosso trabalho deve vir um pouquinho de cada dia, partindo de nós mesmos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário