Vida Alternativa pelo mundo...

25 de maio de 2009

Receitinha de Criança !!!


Como eu já tinha prometido, voltei para passar algumas receitas que, além de gostosinhas, promovem um bom funcionamento do nosso organismo, acrescentando valor nutricional, disposição e qualidade de vida.

Essa fonte é de um blog com foco em reaproveitamento de alimentos e essas receitas foram testadas por um público bem exigente, quando os produtos são basicamente, frutas, verduras e legumes. Que público é esse ?A criançada...

Hoje em dia, apesar dessa tendência enorme em buscarmos sempre a nossa qualidade de vida, as crianças andam dominando o mundo " nutricional ". É cada vez mais frequente e comum as crianças, ( seja por influência dos pais, ou simplesmente uma curiosidade espontânea) saberem e entenderem o que quer dizer carboitrados, proteínas e gorduras trans...

Outro dia, eu estava no supermercado e vi uma cena muito engraçada. Uma mãe que estava fazendo compras com a companhia de uma filha ( muito esperta, por sinal ), era surpreendida com o tamanho conhecimento da filha que aparentemente teria 9 anos , ao descrever à ela todos os benefícios de um pão integral, desde a quantidade presente de fibras até a presença ou não de adição de açúcares e gorduras. A menininha dava um show e informava à mãe e também à qualquer pessoa que passasse por perto, tudo que aquele produto " tão conhecido " oferecia positivamente para nossa saúde...

As crianças de hoje, estão procurando cada vez mais informações e já é frequente em algumas escolas, adaptarem essa tendência ao cotidiano dos pequenininhos. Aulas de culinária, com a utilização de verduras, legumes e frutas colhidos ainda na horta da própria escola , a preparação de receitas, as informações sobre os pontos positivos e os benefícios desses alimentos para nós e ainda o reaproveitamento com talos e cascas, faz com que eles nos dêem verdadadeiras aulas, no quesito saúde...Vamos agora às receitas ?


Chá com Casca de Abacaxi :


Separar as cascas de um abacaxi. Usar a escovinha para retirar ( aqueles espinhos próprios da fruta), Lavar.

Colocar para ferver um Litro de água filtrada. Quando a água ferver, apague o fogo e tampe a panela por 10 minutos.

Servir no inverno ou no verão como chá gelado.


Hambúrguer de Abobrinha


4 xícaras de chá de abobrinha ralada

2 dentes de alho

8 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de maionese

1 colher se sobremesa de salsa

sal

4 colheres de sopa de óleo


Em uma tigela misture todos os ingredientes e tempere com sal. Mexa bem. Unte uma frigideira com óleo, modele os hambúrgueres (de abobrinha) com auxílio de uma concha, como se fosse panqueca. Grelhe os dois lados.


Bolinho de Talos de Vegetais

( espinafre, brócolis, folhas de legumes e verduras )


3 xícaras de talos de vegetais diferentes

1 cebola picada

2 dentes de alho amassados

1 xícara de chá de leite

4 colheres de sopa de farinha de trigo

sal

pimenta


Faça um refogado com a cebola, alho e os talos de vegetais picados, Depois, acrescente a farinha misturada com o leite e deixe cozinhar mexendo sempre, até formar um creme espesso. Temperar. À parte, leve ao fogo o óleo para aquecer e depois fazendo os bolinhos, frite-os no óleo quente. Os bolinhos podem ser feitos às colheradas ou então enrolados. Se forem enrolados, podem ser passados em ovo batido na farinha de rosca.


Doce de Casca de Maracujá


Lave 6 maracujás e descasque-os, deixando toda parte branca e dura com água. Deixe de molho de um dia para o outro. Escorra, coloque em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Deixe apurar. Se desejar, acrescente canela.


Suco de couve com Limão

( eu particularmente adoro)


5 limões,

50 gramas de couve

1 litro de água

Açúcar ou Adoçante


Espremer os limões e coar. Bater no liquidificador junto com a couve e água e coar novamente na peneira. Adoçar.


Agora, alguns benefícios dos alimentos da receita :


Talos e Cascas : Apresentam o valor nutricional elevados, muitas vezes superando os valores das partes frequentes ingeridas. Cascas de frutas são ricas em ferro ( importante para a imunidade e prevenção da anemia ), cálcio ( importante para a saúde dos ossos e atividades metabólicas ) e potássio ( por manter os batimentos do coração e os movimentos musculares , além de manter o nivel de sódio elevado ).


Couve : Rico em Beta-caroteno e Vitamina C e E, ácido fólico, cálcio, ferro e potássio, além de bioflavonóides, que protege contra o câncer.


Limão : rico em Vitamina C, Complexo B ( que ajudam no desenvolvimento e crescimento) e Sais Minerais ( fósforo, cálcio e ferro ).


Abobrinha : Fósforo, Cálcio, Ferro , Celulose ( importante para as funções digestivas ) e pequenas quantidades de vitamina A ( importante para a visão e pele ), além de vitaminas do Complexo B.


Maracujá : excelente Calmante natural. Além de Vitaminas A, C e do Complexo B. Sais minerais, como ferro, sódio, fósforo e cálcio.

Um comentário: