Vida Alternativa pelo mundo...

24 de junho de 2009

Nutrindo seu coração de compaixão




Todo mundo tem ou conhece alguém vegetariano, não é ?
Antigamente era uma ou outra pessoa adepta à essa prática, mas hoje a crescente é cada vez maior.Seja por estilo de vida, ou filosofia de vida ( como alguns definem), o fato é que o Vegetarianismo e suas ramificações ganhou um espaço enorme nos últimos tempos.
Olha só a quantidade de variações entre os vegetarianos :
Vegetarianismo: É aquele grupo de pessoa que exclui da dieta, todos os tipos de carne e seus alimentos derivados. Consomem alimentos de origem vegetal, como verduras, frutas, legumes, hortaliças, cogumelos, algas, cereais.
Ovolactovegetarianismo: Consomem alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles.Nesta dieta, só há exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.
Ovovegetarianismo: Consomem alimentos de origem vegetal,ovos, mas excluem da dieta produtos lácteos e seus derivados , além de não consumirem nenhum tipo de carne.
Lactovegetarianismo: Consomem alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados.Não comem ovos e nem qualquer tipo de carne.
Pesco-Ovo-Lacto-Vegetarianismo : Não são totalmente vegetarianos, pois se alimentam de peixes, mas excluem carne vermelha e de ave de sua alimentação. Consomem ovos, leite e seus derivados.
Vegetarianismo estrito : Se alimentam unicamente de alimentos de origem vegetal. Não consomem nenhum tipo de carne, ovos, laticínios, mel, nenhuma derivação.
Os veganos recusam também o uso de tecido animal, no seu vestuário, como pele de qualquer tipo, pelo, lã, ou até mesmo seda.
Há ainda quem condene essa prática ou seja preconceituosa com pessoas que seguem essa linha. Fazem um julgamento precipitado, sobre as pessoas desse grupo, já prevendo que tratam-se de pessoas doentes, com falta de nutrientes no organismo, o que é um grande e absurdo engano. Na alimentação natural, os vegetais, frutas, verduras, legumes e cereais, podem fornecer os nutrientes que o organismo necessita, incluindo proteínas.
Sempre lembro de um comentário que o terapeuta que me iniciou no Reiki, questionou para todo mundo. Ele, um vegetariano convicto, ao ser questionado pelo próprio médico sobre o fato de ser vegetariano e a falta de ferro e outros nutrientes , que segundo o médico achava que ele necessitava , mencionou para ele o fato das vacas se alimentarem somente de capim e pesarem " uma tonelada ", serem fortonas...( rsrsrs). Isso é uma grande verdade, né ? Alguém já parou para pensar nisso ? As vacas se alimentam somente de mato e são fortes, dão cada bezerrão e porque será que a gente precisa comer carne ( proteína animal) para sobrevivência ? As pessoas estão acostumadas a se alimentar de carnes diariamente, que abdicar desse hábito comum e enraizado em nossa cultura torna-se algo praticamente impossível.
Alguns alimentos substituem tão bem o uso de carnes até mesmo nos pratos mais tradicionais da culinária.
A soja( proteína de soja texturizada) em cubos, granulada ou em bifes, é um alimento completo, por sua quantidade de proteínas e também por conter todos os aminoácidos essenciais, assim como também a castanha do pará, semente de girassol, gergelim, quinoa, gérmen de trigo.
As proteínas são presentes também nos frutos secos ( avelã, amêndoas e nozes) e nas leguminosas ( feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).
Os cereais integrais, como a aveia, trigo, arroz , cevada e centeio, contém quantidades consideráveis de proteínas e seus aminoácidos, complementam os das leguminosas, além de garantirem uma sensação de saciedade muito maior.
Quer combinação melhor que arroz e feijão? É uma refeição que fornece todos os aminoácidos essenciais, além de ser uma refeição extremamente completa. As pessoas andam substituindo o arroz e feijão por uma simples saladinha na hora do almoço, o que é um erro gravíssimo, pois o arroz e feijão, diferente do que muita gente pensa, não irá " engordar ou dar barriga". Ele dará a energia necessária para todas as atividades seguintes do seu dia dia, não permitindo que você tenha cansaço, dor de cabeça e muito menos falta de energia..., uma boa opção é a substituição do feijão tradicional que estamos acostumados por feijão azuki. *
* Feijão Azuki : Originário do Japão e juntamente com o arroz, formam a combinação nutricional perfeita. É rico em proteínas, fósforo, ferro, potássio, cálcio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B. Ele fermenta menos do que os feijões que geralmente comemos. Auxilia na formação óssea, fortifica e regenera os rins, sendo indicado para aqueles que tem disfunções renais, hipertensão e diabetes. Na culinária japonesa, é usado na preparação de doces suaves e alguns sorvetes, mas é consumido por vegetarianos e simpatizantes da culinária natural, em saladas, sopas, feijoada e até mesmo chili. Seu modo de preparo é na panela de pressão, por 30 minutos, mas é necessário deixá-lo de molho de 10 -12 horas. O feijão azuki é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e supermercados.
Há muita receita tradicional que pode substituir as nossas receitas tradicionais. A feijoada, pode ser feita com soja ou chouriço de soja, assim como as almôndegas ( da famosa macarronada da Mama) e aquele kibe de assadeira...
Me lembro uma vez que fui à uma festa junina natural. O local da festa, era um Spa urbano e nesse local não entrava absolutamente nada de carne e a maioria dos produtos eram orgânicos. Foi a primeira vez que comi kibe de soja e confesso que não deixou nada a dever para o tradicional. Lá, eles fizeram pizzinha de forno e a substituição do tradicional queijo mussarela, por tofu, foi algo impressionante e saboroso. Sem contar uns sanduichinhos feitos de pasta de banana verde, no pão de beterraba ou espinafre. Simplesmente Maravilhoso. Isso sem contar o tradicional quentão, que era sem álcool e com uma essência muito particular da casa, que até hoje não descobri qual era...
A culinária vegetariana tem atrativos irresistíveis. Numa cozinha de alguém adepto à essa linha, você encontra os mesmos temperos , condimentos e especiarias de alguém que não é vegetariano. Os óleos são geralmente de canola, girassol, abusam do aceto balsâmico, vinho tinto , azeite, mostarda dijon, molho de tomate, ao pesto, molho de soja, missô ( a pasta de soja fermentada), manjericão, tomilho, salsa, cominho, coentro, açafrão, sal marinho, salva, manjerona, orégano, noz moscada, gergelim , entre outras infinidades que tornam as refeições deles atraentes e convidativas...
Para finalizar, separei uma frase extraída das Cem recomendações para a Vida, lá do Templo Zu Lai. Eles dizem :
" Ao menos uma vez por mês, pratique o vegetarianismo, para nutrir seu coração de compaixão "...
E para refletir, eu sugiro que a gente pare e pense um pouquinho: - Será que é mesmo necessário comermos aqueles bichinhos ???



Nenhum comentário:

Postar um comentário