Vida Alternativa pelo mundo...

7 de julho de 2009

Insônia


Tem coisa mais gostosa do que acordar bem após uma noite inteira de sono tranquilo ? Acho que não, né ?

Há dias que temos a sensação que a nossa cama, duplica, triplica de tamanho e nós estamos lá, pequenininhos entre tantas cobertas e travesseiros. Há quem se satisfaça com apenas 5 ou 6 horas de sono por dia, já outros com 7 ou 8 horas, uns mais, outros menos, mas hoje dormir bem é um privilégio para algumas pessoas. Muitos sofrem daquele mal tão conhecido que afeta tanta gente, a tão comentada insônia.

Especialistas dizem que para nossa vida ser equilibrada, fisicamente e emocionalmente, o dia deve ser dividido em 3 ciclos. Assim, como um dia tem 24 horas, o correto seria separarmos 8 horas do nosso dia para cada ciclo, os nomeando da seguinte forma: 8 horas do dia para o ciclo do trabalho(englobando estudos, serviços), 8 horas para o ciclo do lazer( atividades que te dão prazer, um passeio, cineminha, chopinho com amigos, televisão, leitura) e 8 horas para o ciclo do descanso ( sono). Dessa forma teríamos nosso dia dividido corretamente e assim seríamos mais equilibrados, viveríamos em harmonia. O que acontece é que todos nós temos uma extrema dificuldade em separar nosso dia seguindo essa distribuição ( dos 3 ciclos),um exemplo são as pessoas que chegam a trabalhar até 12 horas por dia e que nunca conseguiriam seguir uma regra como essa. Outras pessoas que por trabalharem demais querem compensar depois na horas de lazer e consequentemente em função disso acabam dormindo menos do que o necessário. Agora fico me perguntando se 8 horas de sono, é o ideal para que todas as pessoas acordem bem e relaxadas ? Conheço pessoas que acordam super dispostas com apenas 5 horas de sono, já eu preciso de 9 horas de sono para repor minha energias.

Quem tem insônia, sofre muito com esse mal e precisa de ajuda ou uma orientação. Muitos são afetados por preocupação, excesso de ansiedade e em alguns casos por adotarem hábitos que " estressam " o organismo. As pessoas sabem, mas ignoram o fato de que muitas bebidas contém cafeína ( e não digo isso somente pelo cafezinho), mas também os refrigerantes e alguns chás. Refeições pesadas e realizadas muito tarde ou próximo ao horário que se vai dormir, também são um agravente para quem sofre de insônia, porque dependendo do tipo de alimento que estamos ingerindo, estes podem ocasionar um grande desconforto abdominal, sensação de estufamento e sufocamento e em alguns casos até refluxo. Água em excesso nas horas antecedentes em que vamos dormir, enchem a bexiga e isso implica consequentemente à idas constantes e repetitivas ao banheiro antes de dormir , o que gera um certo incômodo para finalmente " pegar no sono ".

Televisão e som ligados, além de causarem agitação, prendem nossa atenção, porisso é aconselhável assistir tv ou escutar música com pelo menos 30 minutos de antecedência, antes de irmos para a cama e mesmo assim, procurar assistir sempre programas leves e descontraídos, pois tudo que é visto é gravado em nosso subconsciente e fica na nossa atmosfera mental. A posição que dormimos também influencia muito para que tenhamos uma noite de sono " bem dormida ". Um conselho é sempre verificar travesseiros e colchões periodicamente. Checar e ficar atento aos medicamentos que estamos fazendo uso também vale, porque dependendo da composição de alguns deles, um efeito contrário pode ser causado devido à algumas substâncias presentes na formulação deles e assim o relaxamento fica mais longe de ser conseguido.

Há algumas dicas que valem para afastar a insônia :

* Uma leitura leve, fácil e gostosa pode ser uma prática bem agradável e funciona como um verdadeiro sonífero...

* Caso opte por escutar alguma música, dê preferência aos cds new age, com sons da natureza ou qualquer um que traga uma harmonia para você, pois são verdadeiras terapias mentais para nós.

* Aqueles que tem oportunidade procurem uma atividade física relaxante como Yoga, que possui posturas ( as famosas asanas) específicas para o relaxamento, para o alcance do sono, além de combaterem o estress, ansiedade, sistema respiratório e reorganização do sono.

* Na hora do jantar e inclusive na ceia noturna ( aquele lanchinho leve antes de dormir), escolha alimentos leves e de fácil digestão. Exclua os gasosos, oleosos e inclusive os doces.

* Aquela receitinha básica do tempo da vovó, do leite morno é um excelente auxiliar ao sono. Se gostar, acrescente canela à sua xícara de leite, pois essa dupla ( leite com canela ), relaxam o sistema nervoso e induzem ao sono.

* E principalmente : Não leve preocupações para a cama .

Durmam bem e Boa noite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário