Vida Alternativa pelo mundo...

28 de janeiro de 2010

Vamos para Arembepe ?


Esse post vai pro Magalzinho de Salvador ( BA) , que ama passar todas suas férias na sua casa em Arembepe ! rsrs
Arembepe é uma vila hippie , que ficou conhecida nos anos 70, quando surgiu a primeira comunidade dessa origem aqui no Brasil. Foi a época em que Janis Joplin, Caetano Veloso e Gilberto Gil, passavam longas temporadas por ali , descobrindo as praias desertas, nadando em piscinas naturais... Sobre a decoração do local : Nada mais rústico do que cabanas construídas em madeira e palha, sem energia elétrica e sem a praticidade e conforto da vida moderna. As pessoas que moram ali, não querem saber de tecnologia e nem modernidade. Nem precisa, afinal só pela beleza natural que eles possuem diariamente,o prazer supera o conforto.As cabanas são espalhadas por uma área cercada pela Lagoa do Rio Capivara e pelas piscinas naturais formadas pelos recifes da praia. Por ali o uso de carro é dispensável. As pessoas vem e vão a pé, essa é uma das razões para a conservação da cidade. Mas é claro que a Cidade não é totalmente nesse estilo, ou melhor, você não precisa encarnar um verdadeiro hippie e aderir à esse modo de viver, pois em direção ao Sul, há a Vila de Pescadores, onde é possível encontrar todo o conforto, praticidade e bem estar do mundo moderno, instalando-se em pousadas para lá de confortáveis e alimentando-se muito bem. Há muita gente que compra casas de descanso por lá ou aluga para temporadas, já que nessa área não é tão rústica assim...
Arembepe é uma das áreas de desova de tartarugas marinhas mais importantes do Brasil, porisso vale muito a pena uma visita à base do Projeto Tamar, no caminho para Aldeia Hippie. Apesar de ser bem menor e menos estruturada do que a Praia do Forte, tem uma recepção muito calorosa para aqueles que querem conhecer o projeto. A Praia do Piruí oferece também a possibilidade de um mergulho em uma piscina natural bem extensa, onde é possível ver diversas espécies de peixes e outros invertebrados marinhos. Ideal para iniciantes e crianças, principalmente na maré baixa. Nos recifes externos ao longo de toda orla de Arembepe, é possível inclusive praticar caça submarina, encontrando, cavalinhas, garoupas, ciobas, dentões, vermelhos e lagostas; porém é bom se informar antes com os pescadores locais e nativos sobre os melhores locais e horários mais propícios.
As praias mais freqüentadas são a de Arembepe (dos hippies) e a Praia do Piruí, ambas com piscinas naturais.
Quem prefere ondas fortes para esportes aquáticos, o melhor mesmo é passar o dia na Barra do Jacuípe, uma praia recheada de coqueiros e muitos condomínios fechados. Se você busca sofisticação e tem pavor de bicho grilo, conheça a Praia de Guarajuba, que abriga uma pousada ideal para os que preferem a rusticidade confortável.
Arembepe fica apenas 42 quilômetros de Salvador, no litoral norte da Bahia, no Km 25 da Estrada do Coco. O acesso é fácil pela Estrada do Coco, a cerca de 30 minutos de Salvador. Se você vier de Salvador, basta seguir pelas praias do litoral norte, passar pela cidade Lauro de Freitas e pegar a Estrada do Coco. Os ônibus saem da estação da Lapa, Terminal da França e Rodoviária, de meia em meia hora. Para os interessados no Projeto Tamar : Na Praia de Arembepe há uma das bases do projeto responsável pela preservação das tartarugas que desovam em praias brasileiras. Tem tanques de criação de filhotes, museu interativo equipado com tv e vídeo e até loja para venda de lembrancinhas e gifts. Super recomendo.
É possível assistir aos festivais que ocorrem na Aldeia Hippie, com muita dança e cultura.Infelizmente as datas são incertas. O artesanato do local,( típico e proveniente de matérias primas extraídas da região) assim como a culinária ( peixe e frutos do mar) são atrativos irresistíveis para quem visita Arembepe. As praias, uma mais bonita que a outra, são verdadeiros cenários. Apesar de mais de 40 anos ter se passado, o local continua o mesmo, preservado na sua origem, nos detalhes e no clima ...
Obs : Um mergulho na Lagoa do Rio Capivara, é indispensável para tirar o sal do corpo quando sair da Praia de Arembepe. Para quem gosta de acampar, tente convencer os hippies a montar seu camping no vilarejo. É bem provável que você consiga.
Arembepe é isso, gente nativa vivendo em seu ambiente natural, sem artificialismos, muita natureza e tranqüilidade. Para aqueles que não abrem mão de se hospedarem nas famosas pousadas e prezam o luxo, o conforto, a sugestão é que ao menos conheçam esse estilo de vida um tanto alternativo, que os nativos dessa região valorizam tanto.É uma forma bem diferente de se viver, mas muito interessante, pois outros aspectos são muito mais valorizados dos que os materiais. Pessoas que vivem em comunidades hippies assim, aderem à esse estilo, à essa forma de viver por acharem que possuem o principal que é : a beleza das piscinas naturais, do clima que envolve todo o local, o ar que respiram tão puro e praticamente impossível de encontrar nas grandes metrópoles , além da calmaria e a serenidade. São pessoas saudáveis de corpo, alma e pensamento.
Sombra e água fresca...Quem não quer isso hoje em dia ?!!
Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário