Vida Alternativa pelo mundo...

24 de fevereiro de 2010

Águaaaa !!!


Com esse calorão que anda fazendo nesse verão só muita água para hidratar mesmo... Vocês já repararam o quanto é difícil encontrar outra bebida que mate tanto a sede quanto a água ?
Ela é a única bebida que mais hidrata, traz inúmeros benefícios para a saúde e ainda por cima é sem caloria, portanto não engorda. Nada substitui a água , mas infelizmente muita gente ainda não tem o hábito de andar com sua garrafinha de água à tiracolo. As pessoas esperam ter sede para beberem água. Isso é que não pode. A falta de água no nosso organismo causa desidratação, que ocorre quando a eliminação de água do corpo é maior que a sua ingestão. Normalmente, a deficiência de água faz com que a concentração de sódio no sangue aumente. Taí um bom exemplo para que hipertensos consumam mais água para baixar a pressão arterial.É muito frequente quando estamos com alguma virose e acabamos tendo vômitos e diarréia, sermos receitados com uma série de repositores de sais minerais para nossa própria hidratação, como água, água de côco, gatorade... O vômito, a diarréia, o uso de diuréticos, o calor excessivo, a febre e a redução da ingestão de água por qualquer razão, são fatores que podem acarretar a desidratação. Algumas doenças como o Diabetes também, devido à perda excessiva de água.
Quando a ingestão de água não consegue compensar a perda, a desidratação torna-se mais grave. Para saber se você está se hidratando corretamente, fique de olho no seu xixi: se ele estiver bem clarinho, é porque está tudo certo. Porém, se estiver escuro seu organismo precisa de mais líquidos! Hora da tal garrafinha à tiracolo.
Caso a sua boca esteja seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da urina , você está desidratado. Hora de mais água de novo.
O corpo humano não consegue "estocar" a água que você consome. Ela é eliminada diariamente e em grandes quantidades pelo suor, urina, fezes e outras funções do corpo. Por isso, a água precisa ser reposta constantemente. Quando os níveis de água no organismo se reduzem, ele passa a trabalhar em menor intensidade para poupar líquidos e prevenir a desidratação.
A medida em que a pessoa envelhece, a porcentagem de peso corporal total representada pela água diminui gradualmente. Em crianças recém-nascidas, a água constitui cerca de 72% do peso corporal. Em um adulto esse valor cai para 60%.
As mulheres em geral, têm uma porcentagem menor de água total no organismo devido a uma maior quantidade de tecido adiposo subcutâneo.
A sede é um sinal de processo de desidratação. Por isso, não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos. A sede em indivíduos normais e em condições normais, é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo.
As formas de ingestão da água são muito variáveis entre as pessoas, devido aos hábitos individuais; e na mesma pessoa em dias diferentes, devido ao clima e à prática de atividades físicas, por exemplo.
Se houver a prática de atividade física, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração e com a respiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar a função cardiovascular. Se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser freqüente.
Na realidade a melhor forma de consumir a água é sob a forma pura, isso já é o suficiente para manter o organismo hidratado. Porém, a água de coco, o leite, as frutas e sucos possuem água e ela ainda pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação dos mesmos ocorre a liberação de água. Só não vale incluir nessa lista, bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína como refrigerantes, café, chá preto e chá verde. A cafeína atua como diuréticos, aumentando a perda de líquidos pela urina. Porisso é bom não se iludir,quando você pensa estar perdendo gordura.Na verdade, muitas vezes, você está perdendo líquidos...elimando a retenção.
Se você quer ser saudável, inclua a água na sua rotina e faça dela como o ar que você respira, algo extremamente necessário.
Os benefícios :
Beber entre cinco a oito copos de água por dia reduz a produção de pedras nos rins e as infecções urinárias. Além disso, mantém as mucosas do sistema respiratório convenientemente hidratadas, e diminui o risco de infecções virais como a gripe. A água também ajuda a limitar a incidência de ataques de asma.
A saliva, que contém substâncias antibacterianas, diminui se não bebermos água. Isto favorece a presença de bactérias que provocam gengivites, cáries e outras doenças da boca.
Água evita a retenção de líquidos, causada pelo excesso e acúmulo de sal no organismo. Lembrando que não adianta nada aquelas pessoas que dizem não consumir muito sal na comida, mas em compensação vivem à base de produtos congelados e industrializados, ricos em sódio.Os refrigerantes zero açúcar também são grandes vilões. A pessoa se engana achando que por não estar consumindo açúcar, presente nos refrigerantes normais, está ilesa de danos para a saúde. O refrigerante zero açúcar pode não possuir açúcar, mas apresenta grande quantidade de sódio, o que sobrecarrega os rins e deixa a pessoa inchada em função da retenção de líquidos. Além disso, o consumo frequente de refrigerantes pode com o tempo causar doenças como esofagite, refluxo e gastrite...Um veneno gente, evitem, por favor !!!
A falta de água pode refletir na sua beleza também. A pele fica seca, os seus cabelos muito fracos e as unhas quebram. Aqueles que tem o intestino preso, cálculos renais, hipertensão ou dor de cabeça são os mais prejudicados com a ausência de água no organismo.
É gente...vamos beber mais água todos os dias...Nada substitui e ainda por cima é super barato, faz um bem enorme para saúde...
E para aqueles que falam que não tomam muita água porque água enferruja...VAMOS DEIXAR ENFERRUJAR...!!!
bjsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário