Vida Alternativa pelo mundo...

23 de março de 2010

Sidarta Gautama - o Buda !



Acho que independente da religião, todo mundo tem o seu Santinho de devoção, não é ? Quem é católico, faz preces e mentaliza sempre no seu Santo com mais afinidade, como Santa Terezinha, São Longuinho, Santo Antônio...Os espíritas pedem proteção ao seu mentor espiritual, os budistas cultuam divindades como Buda, os sete deuses da sorte...
Apesar de eu não ser budista, confesso que sou grande simpatizante dos budinhas da sorte...Tenho uma coleção infinita que vou ganhando, porque todo mundo sabe que eu realmente amo aqueles gordinhos...
Porisso hoje eu queria falar um pouquinho sobre Buda. É comum as pessoas assim como eu, terem por hábito colecionar as imagens desses budinhas da sorte, esculturas, quadros... Na decoração, ele está cada vez mais presente. É comum hoje em dia, as casas apresentarem a imagem de buda, como se fosse uma tendência, para criar um ambiente inspirador, abusivo nas cores, enfeites, brilhos, com toques remetidos ao Oriente... Muita gente coloca a imgem de buda, porque o acha " bonitinho ", mas na verdade a historinha dele é curiosa para muita gente...

Sidarta Gautama nasceu no ano de 560 ac e era filho de um rei do povo Sakhya que habitava a região da fronteira entre a Índia e o Nepal. No palácio, a vida de Gautama era cercada de conforto e paz. Casou e teve um filho, mas vivia totalmente protegido de contato com o exterior, por ordem de seu pai. Uma tarde, fugindo dos portões do palácio, o jovem Gautama viu 3 coisas que iriam mudar sua vida: um ancião encurvado que não conseguia andar e se apoiava num bastão, um homem que agonizava em terríveis dores devido a uma doença interna e um cadáver envolvido num sudário de linho branco. Essas 3 visões o puseram em contato com a velhice, a doença e a morte, conhecidas como " as três marcas da impermanência ", e o deixaram profundamente abalado. Voltando para o palácio, ele teve a quarta visão: um Sadhu, um eremita errante cujo rosto irradiava paz profunda e dignidade, que impressionou Gautama a tal ponto que ele decidiu renunciar à sua vida de comodidade e dedicar o resto de sua vida à busca da verdade.
Ele não se conformava, que com tantas outras coisas acontecendo no mundo, alguns poderiam ainda ter motivo para sorrir, sem se sensibilizarem com a dor e sofrimento alheio.

Abandonando o palácio, ele manteve-se jejuando até que se convenceu da inutilidade destas práticas, e continuou sua busca. Durante 7 anos esteve estudando com os filósofos da região e continuava insatisfeito. Por fim, em uma de suas viagens, chegou a Bodh Gaya, onde encontrou uma enorme figueira e tomou a resolução de não sair de lá até ter alcançado a iluminação. Durante 49 dias ele permaneceu sentado à sobra da figueira, em profunda meditação, transcendendo todos os estágios da mente até atingir a Iluminação, um estado chamado nirvana. Desde então foi chamado de Buda (o que despertou) ou Shakyamuni (o sábio dos shakyas). Seus ensinamentos nascidos dessas experiência são conhecidos como o Caminho do Meio, ou simplesmente o dharma (a lei). Do momento em que atingiu o nirvana, aos 35 anos de idade até sua morte, aos 80, Buda viajou ininterruptamente por toda a Índia, ensinando e fundando comunidades monásticas.

Buda ensinou o dharma ( lei) a todos, sem distinção de sexo, idade ou casta social, em seu próprio idioma, um dialeto do nordeste da Índia, evitando o sânscrito empregado pelos hinduístas e eruditos, que era um símbolo de uma casta que não significava sabedoria, pois os brâmanes tinham cargos hereditários. Costumava recomendar a seus discípulos que ensinassem em suas próprias línguas, de forma que a doutrina foi ficando conhecida em vários países.
O Budismo é uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, que revela a verdadeira face da vida e do universo. Quando pregava, o Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las. É uma religião de sabedoria, onde conhecimento e inteligência predominam. O Budismo trouxe paz interior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de mais de 2.500 anos. O Budismo é uma religião prática, devotada a condicionar a mente inserida em seu cotidiano, de maneira a leva-la à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas. É uma maneira de viver que extrai os mais altos benefícios da vida.

Algumas pessoas possuem as réplicas de buda em imagens dele gordinho.Estas imagens do Buda sofrem muitas críticas por alguns budistas que dizem que Sidarta Gautama, o Buda, não era gordo. Estes budistas lutam pelo que acreditam ser correto, mas as imagens do Buda gordo representam a fortuna interior e a prosperidade para o bem.
As imagens do Buda gordo são as mais conhecidas, mais usadas e mais vendidas do Buda e também existem inúmeros tipos destas imagens tanto em esculturas como em pinturas.

Algumas frases de Sidarta Gautama, o Buda :

*Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.
Siddharta Gautama

*Se fosse possível observar claramente o milagre de uma única flor, toda a nossa vida se transformaria.
Siddharta Gautama

*Praticar o bem, abster-se do mal e purificar seus pensamentos, são os mandamentos de todo iluminado.
Siddharta Gautama

*O que somos é consequência do que pensamos.
Siddharta Gautama

*Duvidem de tudo. Encontrem sua própria luz.
Siddharta Gautama

*Por mais que na batalha se vença a um ou mais inimigos, a vitória sobre si mesmo é a maior de todas as vitórias.
Siddharta Gautama

*Viver apenas um dia e ouvir um bom ensinamento é melhor do que viver um século sem conhecer tal ensinamento.
Siddharta Gautama

Em três posts eu já indiquei um templo budista aqui em São Paulo que eu ás vezes frequento e volto a repitir que vale à pena. Mesmo aqueles que não são budistas, mas tem curiosodade em conhecer um pouco sobre a cultura deles , esse Templo é essencial. De tudo vocês vão encontrar um poquinho : Paz interior e exterior, livraria, lojinha, museu,alimentação 100% natural, salas para a prática de meditação, ar puro, ambiente sem julgamentos, locais para orações e práticas do budismo.
O endereço é : TEMPLO ZULAI - Estrada Fernando Nobre, 1461 / Cotia -SP
Telefone (4612-2895). Site : www.templozulai.org.br





Observação : Lá é um local onde os adeptos do budismo levam muito à sério e respeitam todo o ambiente estruturado para eles. É comum você ver monges e monjas budistas, transitando pelo local. Eles abriram mão de todos os seus bens materiais e vestem-se com total desapego à vaidade. Sem acessórios como bijuterias, sapatos ou roupas como os nossos, maquiagens...É imprescindível que as pessoas que irão pela primeira vez até lá, deixem de lado a roupa decotada, camisas sem manga, saias curtas e vistam-se de forma coerente ao local. Apesar do espaço grandioso, e muito frequentado, o silêncio é tomado por todo o templo, em sinal de respeito àqueles que estão indo lá para uma prática comum da cultura e religião budista. A Alimentação é totalmente vegeteriana e eles possuem restaurante próprio. Tudo lá é mantido muito limpo, porisso o bom senso de cada um em preservar esse Templo é primordial...De resto aproveitem o passeio !!!
Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário