Vida Alternativa pelo mundo...

5 de novembro de 2010

O GINKGO BILOBA ....


Muita gente conhece de nome e pode até ter ouvido falar que faz bem ou que conhece alguém que já consumiu, mas pouca gente sabe o tantão de benefício que essa plantinha pode trazer para gente ...

Ela foi a primeira planta a brotar, após a destruição provocada pela bomba atômica na Cidade de Hiroshima , no Japão. Além de previnir tumores no ovário, mamas, cérebro e fígado, o seu extrato tem o poder de fazer com que células malignas se auto-destruam. Esse extrato, obtido das folhas, reduz tonturas, refresca a mamória, alivia dores nas pernas e braços e ainda acaba com o zumbido no ouvido.

Uma pesquisa realizada o ano passado, mostrou que 1388 mulheres que foram acompanhadas durante seis meses, usavam algum remédio fitoterápico, como erva de são joão, ginseng e ginkgo. As mulheres que ingeriram o ginkgo tiveram uma incidência 60%menor de tumores no ovário e foi aí que os cientistas levaram o tal do ginkgo para o laboratório para tentar analisar as propriedades dessa planta " milagrosa ". Lá, misturaram o extrato da planta com a cultura de células cancerosas de ovário. Foi então que viram que com apenas uma pequena dose desse extrato, o crescimento das células foi reduzido em 80%.
Essa foi a primeira vez que ficou claro a relação entre o ginkgo biloba e o combate ao câncer de ovário. É claro que como em todo método dito como " alternativo " isso deve ser um método complementar de cura ao tratamento e não fator primordial para o tratamento em si. Os adeptos do ginkgo biloba, jamais devem abrir mão de um tratamento quando o assunto é oncológico, mas segundo os especialistas que comprovaram a eficácia do ginkgo na saúde da mulher, garantem que toda mulher com mais de 50 anos e histórico familiar de câncer de ovário, deveria considerar tomar ginkgo biloba. Já as mulheres mais novas também podem tomar como método de prevenção.
A maneira como o ginkgo e seus componentes agem em escala celular, ainda não foi totalmente decifrada, mas há algumas hipóteses e uma delas é de que o ginkgo tenha habilidade para inibir os vasos que alimentam o câncer e sua capacidade de evitar danos ao DNA. Esses efeitos são obtidos por meio da ação de duas substâncias : terpenóides e bioflavonóides. Os terpenóides começaram a ser estudados mais recentemente , mas os bioflavonóides agem como antioxidantes, combatendo radicais livres e impedindo o envelhecimento.
O comprimido de ginkgo biloba desencadeia diversas reações que vão desde os pés até os ouvidos. Os vasos sanguíneos se dilatam e o sangue fica menos viscoso ( mais fino). Assim , corre mais rápido e com mais facilidade, alcançando até os lugares mais distantes do coração.O labirinto, estrutura que pertence ao ouvido, passa a ser mais bem irrigado e oxigenado, o que ajuda a acabar com tonturas e zumbidos. As áreas do cérebro responsáveis pela memória e pelo raciocínio ficam mais despertas. O fluxo mais intenso também acaba com as dores nos braços e nas pernas, comuns na terceira idade.
Outra pesquisa recente se refere à contribuição do ginkgo aos pacientes com Alzheimer, mas segundo os médicos, nesse caso o ginkgo só terá benefícios se for usado de uma forma preventiva e não em um alto estágio do Alzheimer.
São raros os casos de efeitos colaterais com a ingestão de ginkgo, mas eles podem existir. Apesar de encontrarmos caixas desse produto em fácil acesso nas próprias farmácias, ele só pedria ser vendido com com receita médica. Esse cuidado existe, porque ao dilatar os vasos sanguíneos, o ginkgo pode provocar enxaqueca e aumentar a sensibilidade da pele, causando alergias. Esse problema é maior nas cápsulas de pó macerado e nas folhas para chá. Ao afinar o sangue, a planta também pode causar sangramentos, porisso é importante antes de qualquer cirurgia, avisar ao médico o uso desse medicamento e é natural que ele peça para que o paciente cesse temporariamente o uso de ginkgo. A dose máxima recomendada é de 240 mg ao dia e mesmo ela sendo uma planta segura deve ser usada com cautela e nunca aleatoriamente.

Pessoal, um breve resuminho dos benefícios no nosso organismo.
ZUMBINO NO OUVIDO E TONTURA - Ao aumentar a circulação no labirinto, estrutura interna do ouvido, a ginkgo diminui zumbidos e melhora a sensação de equilíbrio.
DORES EM BRAÇOS E PERNAS - Os benefícios do extrato para a circulação se refletem na melhor irrigação das áreas mais distantes do coração, o que alivia as dores nos membros.
ENVELHECIMENTO- São bioflavonóides,antioxidantes que combatem os radicais livres e evitam danos às células, acumulados com a idade.
CÂNCER DE OVÁRIO- Um estudo publicado em outubro de 2005 mostrou que a incidência desses tumores diminuiu entre 60% e 70% nas mulheres que ingeriram comprimidos com extrato de ginkgo.
CÂNCER DE MAMA -Testes preliminares em laboratórios e estudos clínicos publicados em 2002 indicaram que o extrato das folhas pode inibir a proliferação agressiva de tumores de mama.
MEMÓRIA-A Organização Mundial da Saúde considera que a ginkgo melhora a capacidade de memória e de aprendizado.
ALZHEIMER-A ginkgo já foi aprovada em alguns países para ajudar na prevenção dessa doença. Contudo, novos testes não mostraram benefícios consistentes quando o mal já está instalado.
Ps : Gente, me lembro que quando fui prestar vestibular aos 17 anos e tomava cápsulas de ginkgo biloba para ajudar na memória , na fadiga mental, stress. Achei ótimo e deu bons resultados. Garanto para vocês, não tem gosto nenhum. Quem fala que mesmo sendo cápsulas depois sente gosto estranho de mato, é mentira...Não da pra sentir gosto de nada não...e olha que eu sou bem enjoadinha ...rsrs

Para quem tem curiosidade em saber como é o processo do Ginkgo, olha que interessante : O extrato nos comprimidos viaja pelo mundo antes de chegar às prateleiras das farmácias. Em geral, as árvores são cultivadas na região de Bordeaux, na França e na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, ditas como as mais adequadas para o cultivo da planta. Depois de colhidas, as folhas são enviadas à Irlanda para serem extraídas. Em seguida a matéria-prima é exportada para vários países, incluindo o Brasil, onde os comprimidos são feitos e embalados.

Legal né ?
Vamos aproveitar o Ginkgo , gente. O custo dele nem é tão alto assim e se for como método complementar e preventivo vale a pena mesmo, respeitando claro, as dosagens permitidas diariamente.
Quem começar a usar, depois em conta os resultados !!!
Bjooo, até !!!

Um comentário:

  1. Eu tinha um zumbido no ouvido e tontura, parou. Só não sei em que proporção ele afina o sangue, pois tomo um com primento de 80 mg.

    ResponderExcluir