Vida Alternativa pelo mundo...

16 de novembro de 2010

Tangos e Milongas...


Gente, olha a nova descoberta sobre os benefícios do Tango...
Estudos feitos por cientistas argentinos da Fundação Favarolo concluiu que dançar tango pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Pessoal, aqui embaixo tem trechos de entrevistas com o médico cardiologista e defensor número um do Tango, que fala sobre os benefícios dessa variação da dança de salão, como método complementar de cura pro nosso precioso coraçãozinho...

" Bailar tango ou milonga (ritmo mais acelerado) representa um exercício de intensidade leve ou moderada, ideais para a prevenção de doenças cardíacas ", revelou o cardiologista Roberto Peidro, chefe do setor de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular da Fundação Favarolo e autor do estudo.

"Mas é preciso dançar regularmente para que atue como prevenção dos males do coração ". Segundo ele, dançar 20 minutos de tango diariamente, corresponde a caminhar por este mesmo período de tempo.

"É um exercício que se pode fazer sem sair de casa e uma opção perfeita para se combater o sedentarismo ", observou.

Para a realização da pesquisa, Roberto Peidro selecionou homens e mulheres entre 48 e 60 anos de idade. Nenhum deles bailarino profissional.

A seleção foi feita à partir do controle de consumo de oxigênio de cada um durante exercícios numa esteira elétrica. Depois, eles repetiram a prova bailando tango.

Com a comparação dos exames de eletrocardiogramas, realizados nos participantes, o médico percebeu que dançar tango gera a frequência perfeita para se evitar doenças cardíacas.

" O tango é um exercício que consome entre 50% e 60% da capacidade aeróbica ", explica. " Já outras danças mais aceleradas podem ser prejudiciais ao coração do sedentário", o que acaba sendo necessário um teste ou avaliação física com o seu médico cardiologista antes de qualquer prática esportiva, inclusive a dança que inclui variações de rítmos mais intensos.

Atualmente na Argentina, lembrou Peidro, entre 68% e 78% da população é sedentária, de acordo com a Sociedade Argentina de Cardiologia.

" Descobrimos que o tango é uma saída para evitar o sedentarismo e, conseqüentemente, outras doenças como o câncer e a osteoporose ", informou o médico.

De acordo com Roberto Peidro, já foram realizados estudos em todo o mundo sobre os efeitos positivos de diferentes danças, como por exemplo, o jazz. Mas esta é a primeira vez que o tango é analisado como questão cientifíca.

" E temos certeza de que ele também é útil para combater a depressão ", argumentou o tangueiro Mayoral.

" O tango é emoção. Então é óbvio que só pode fazer bem ao coração ", acrescentou.

Mayoral já bailou com Hillary Clinton e Lady Di, entre tantas outras personalidades. E ao lado da mulher Elsa María já se apresentou várias vezes, em países como Estados Unidos e Japão.

" Imagine se todo mundo dançar tango? O mundo ficará sem problemas no coração ", animou-se o tangueiro.

Não é demais pessoal ? Que dançar é tudo bom, isso a gente já sabia, mas o Tango é extremamente benéfico, além de ser uma das danças consideradas mais sensuais, que exige dos dançarinos presença corporal e cênica, muito mais do que qualquer outra dança...Enfim, tango realmente é uma dança completa. Quem me conhece sabe que dançar forró, é minha paixão há muitos e muitos anos, mas eu não descarto a possibilidade do tango na minha vida...rsrs

É como meu primeiro professor de dança de salão, Roberto Mendoza, sempre dizia : Dançar é social, terapêutico e dietético...

Sábias palavras ...

Beijo gente ! Até ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário