Vida Alternativa pelo mundo...

7 de janeiro de 2011

Limpando o Corpitcho !!!



Oiiii geeeeente!
Depois de um período longe do blog ( e já com saudades de postar aqui ) em função do Natal e Ano Novo, Aqui estou eu com um assunto que deve interessar muita gente que andou abusando nesses datas de fim de ano, com a alimentação nada light, que geralmente acontece nesse período.
Na verdade o mês de dezembro inteiro é muita tentação, porque ainda se fosse o dia 24e 25 de dezembro ou o dia 31 ou 01 de janeiro para gente realmente se liberar, dos males este seria o menor. Só que a " fartura " começa beeem antes, com os famosos amigos secretos, amigos ladrões, festinhas na empresa, confraternizações, encontros, jantares...UFA !!! Ai Ai Ai, Haja Barriga !

E por falar em barriga, trouxe aqui um cardápio- dieta especialmente feito para dar aquela " desinchada " ou melhor desintoxicada no organismo , depois desse período tão engordiet ! rs...
Vale lembrar, que essa dieta desintoxicante não é apenas para perder peso, se bem que para algumas pessoas ela possa ter realmente esse efeito. Mas na verdade, ela funciona para eliminar os excessos que ficaram no nosso organismo, tanto na alimentação , quanto no álcool.


Normalmente é seguida por um ou dois dias, após a festa, quando se consome apenas sopas, sucos e chás, para obter um efeito diurético – a eliminação de impurezas e toxinas através da urina. Outras opções dessa dieta podem durar até uma semana, dependendo do que a pessoa escolher, porém, a partir de três dias, o cardápio deve ser reavaliado. Segundo a Nutricionista Patricia Machado, essa dieta desintoxicante é rica em chás, sucos e sopas leves, com ingredientes e ervas que auxiliam o metabolismo na limpeza do fígado, mas ela diz que vale lembrar que a dieta pós-festas não é indicada para perder peso, mas sim para limpar o organismo.Já, se a pessoa passou muito dos limites, tanto das comidas quanto das bebidas, ela pode fazer uma dieta de desintoxicação com um cardápio mais rígido e estendido para mais alguns dias. Neste outro tipo de desintoxicação, que pode durar até uma semana é indicado que a pessoa tenha uma alimentação à base de frutas e vegetais, e com poucas proteínas, como o frango e o leite desnatado, por exemplo.




Se a dieta for feita apenas com chás, sucos e sopas, deve durar um dia, no máximo dois. Nesse caso, que prioriza o consumo exclusivo de líquidos, por um ou dois dias, vale tomar suco de couve ou de abacaxi no café da manhã. Suco de melancia na hora do primeiro lanche.
No almoço, sopa de verduras e legumes. Se quiser, inclua três colheres de arroz integral. É o único alimento sólido que pode entrar no cardápio, por ser capaz de limpar e desinchar o intestino.No lanche da tarde, suco de couve, cavalinha ou abacaxi. No jantar, repita a refeição do almoço e se preferir, bata o arroz junto com a sopa. Antes de dormir, chá de camomila ou melissa.

"Se o programa for seguido por até uma semana, a partir do terceiro dia é melhor incluir alimentos sólidos no cardápio, mas com baixo teor de calorias. A perda ou desinchaço, neste caso, pode ser um pouco maior, de 2 a 3 kg na semana ", explica a nutróloga Zilda C. Carneiro, de Sergipe.

Se seguida por mais de dois dias, os alimentos podem ser leite desnatado no café da manhã, filé de frango ou de peixe no almoço ou jantar, frutas (maçã, pêra, melão) ou sucos (com adoçante) e vegetais (com exceção de mandioca, batata, cenoura e beterraba – que contém muita glicose) à vontade.

É recomendado beber muita água durante todo o dia. Detalhe: como as frutas são ricas em fibras, é provável que o metabolismo acelere as funções intestinais do organismo.

Contraindicação
Como essa não é uma dieta de emagrecimento, não deve ser seguida por mais de uma semana. Nas dietas pós-festas, os abusos calóricos não são contrabalançados. Desintoxicação visa a limpeza e o reequilíbrio e não o ajuste calórico do organismo. E muitas vezes, a pessoa faz essa dieta pensando que está perdendo gordura, quando na verdade só está eliminando água. Portanto, para emagrecer ela não é saudável.

Aliás gente, é muita data comemorativa que a gente tem e não necessariamente essa dieta seria somente indicada para o pós Natal ou pós Ano Novo. A Páscoa e Festa Junina, são outras duas datas super - hiper - mega calóricas, então vale à pena testar essa dieta após essas comemorações também.

É isso pessoal. Primeiro post do ano !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário