Vida Alternativa pelo mundo...

17 de abril de 2011

Alergias " E " Alergias...

Quem não conhece alguém alérgico, né ?

Tem tanta alergia bizarra por aí... Quando uma vez uma amiga minha disse que só podia usar brincos de ouro, eu ainda achei que fosse mentira. Imagina só " brincos de ouro ", mas era verdade. Tem muita gente que tem alergia à qualquer outro material que não seja ouro. Bijuteria então, aff...nem pensar...
As alergias mais comuns são as alimentares...Ovo, Frutos do Mar, Amendoim, Lactose , Glutén e por aí vai...


Essas alergias são as mais comuns, só que eu separei umas outras " alergias " que eu aposto que vocês nunca devem ter ouvido algo mais bizarro, mais surreal...rsrs

Antes,um resuminho porque a gente fica com alergia à determinadas coisas...

A Alergia, faz com que nosso organismo responda de forma extremamente sensível à algumas subistâncias que em contato com o organismo de pessoas normais, não causam nenhuma irritação. É meio aquilo : " para mim isso faz mal e para você não ".
Pode ser algo ou alguma coisa que a gente toca, que inala ou que ingere. Essas substâncias que causam a alergia ( essa irritação na gente), são chamadas de alérgenos. Os mais comuns alérgenos são : ácaro, fungo, poeira , mofo ( que geralmente causam rinite alérgica), pólen das plantas, alimentos com corantes, determinados cosméticos ( tinta de cabelo, perfume, creme hidrantante...),picadas de insetos, pêlos de animais, determinados tipos de roupas ( renda, cetim, lã) e até alguns medicamentos. Tem gente que sofre constantemente com isso e tenta ou já tentou um montão de tratamentos. Quando uma pessoa está disposta mesmo a " acabar ou amenizar " esse problema, o médico passa uma listagem enorme de exames para pessoa fazer. Parece que é coisa à toa, mas não é gente. Além de exame de sangue, é pedido também um exame de função respiratória, além de testes de leitura imediata, testes intradérmicos, testes de provocação e de contato, além de dieta de exclusão e reintrodução de alimentos. Tudo isso para ver qual é o alérgeno ( a substância que está te causando a alergia) ou simplesmente para realização de um tratamento mais preciso. Muitas vezes a pessoa sabe que tem alergia, mas não reconhece o que realmente está causando a alergia nela. Porisso que esses exames e testes funcionam de forma eficaz. Os sintomas mais comuns de quem tem alergia à alguma coisa : Espirros ,Congestão nasal, dificuldade respiratória, coceira e erupções na pele, urticárias e inchaços, vômito ou diarréia, cólicas abdominais e dor de cabeça.
Algumas doenças alérgicas mais frequentes : rinite, asma brônquica, urticária, eczema, conjuntivite, sinusite, dermatite de contato, enxaqueca, sem contar as doenças 100% emocionais, como a psoríase por exemplo, que maltrata tanto da pele e organismo da pessoa e a causa é totalmente emocional, e mesmo assim, (ainda sendo emocional) precisa ser tratada porque é o caso de que emocional acaba transparecendo no aspecto físico.

Agora sim, as alergias "estranhas" que existem por aí ...

ALERGIA À ÁGUA !!! Conhecida como urticária aquagênica, a alergia à água afeta apenas uma pessoa em cada 23 milhões. A maior parte dos alérgicos à água ficam confinados em suas casas, não podendo entrar em contato com o líquido, pois são sensíveis aos íons encontrados na água não destilada, e têm que tomar cuidado até para beber água.
A estudante Ashleigh Morris é uma das poucas pessoas que têm a estranha condição. Até mesmo suar causa dor extrema. Quando Morris entra em contato com a água, sua pele fica com eritemas avermelhados, que levam duas horas para passar. O maior contato que ela tem com a água é durante o banho, e ainda assim, em pequenas “sessões” de um minuto para se lavar, já que isso é uma atividade extremamente dolorida para a jovem.

ALERGIA À SEXO : Pesquisadores descobriram que algumas mulheres são alérgicas ao sêmen do parceiro, condição chamada de alergia ao plasma seminal humano. Em casos raros, a resposta à alergia pode até levar à morte. Para resolver os problemas causados pela estranha alergia, a mulher tem que ter o apoio do parceiro: médicos aplicam amostras diluídas do sêmen do parceiro na vagina da mulher a cada vinte minutos, aumentando gradativamente a concentração de sêmen por várias horas. A melhor parte do curioso tratamento é o casal ter que fazer sexo de duas a três vezes por semana.

ALERGIA À MADEIRA : As alergias à madeira podem ser referentes à aquelas pessoas que têm alergia apenas à algumas árvores, mas também aquelas pessoas que tem alergias a todo tipo de madeira, a ponto de não poder tocar em papel ou até mesmo pegar em um lápis. As pessoas com esse tipo de alergia sofrem com problemas de pele semelhantes a queimaduras, além de tosse e espirros.

ALERGIA À EXERCÍCIOS FÍSICOS : Algumas pessoas realmente têm alergias a exerícios. Cerca de mil pessoas no mundo inteiro têm essa condição, e podem sofrer choques anáfilaticos se fizerem atividades físicas mais pesadas.
Geralmente a alergia é desencadeada quando a pessoa come algum tipo de alimento específico antes do exercício ou até quando toma algum medicamento que possa causar alergias. A alergia pode causar um edema de glote, levando a dificuldade de respirar, engasgos, náusea a vômito.

ALERGIA À SOL : Não é tão incomum as pessoas terem uma sensibilidade ao sol, mas um tipo específico, chamado de urticária solar, é extremamente raro e perigoso. A pessoa que tem a alergia fica com erupções na pele ao ser exposta a radiações ultravioleta, ou até mesmo à luz. Além disso, a alergia é tão forte que pode atingir as partes cobertas do corpo.

ALERGIA À VIDA MODERNA : Para quase todas as pessoas, é bastante comum falar ao celular, usar o microondas ou dirigir um carro. Mas qualquer uma dessas tarefas é quase impossível para Debbie Bird, que é alérgica à tecnologia moderna, uma eletrossensível. Ela é tão sensível ao campo eletromagnético criado por computadores, microondas e outros aparelhos que tem erupções cutâneas fortes e inchaço das pálpebras se ela chegar perto de algum desses objetos.
Na Inglatera, onde Debbie vive, os médicos acreditam que as alergias têm uma ligação mais forte com uma saúde pouco resistente e os sintomas são atribuídos a característica psicossomáticas. Mas várias pessoas discordam, e afirmam que aproximadamente 500 pessoas têm o problema em todo o mundo.

É gente...parece estranho, mas nem tanto...Alergia é coisa séria, tem que tratar. Tomar remédio para alergia por conta própria também é perigoso já que as reações adversas são enormes. Lembrando que alergia " não pega " e que a pessoa pode ter mais que um alérgeno, ou seja, pode ter alergia à mais que uma coisa.
Se alguém conhecer pessoas com mais alergias esquisitas, manda para mim por email para que eu possa postar aqui !

Boa semana para vocês e Feliz Páscoa !!! Será que tem alguém alérgico à chocolate por aí ? rs... Difícil hein ?
Se conhecerem, me contem depois...

Beijos!

2 comentários:

  1. Eu sou uma das tristes que tem rinite alérgica. Ah! E brinquinhos só de ouro ou de prata...

    Mas já aprendi a conviver com elas. Nada como pesquisar sobre o assunto, para lidar melhor com ele.

    Gostei muito do teu post

    ResponderExcluir
  2. Com um selinho lá no blog, desejo-te uma excelente Páscoa, com tudo de bom.

    Beijinhos

    ResponderExcluir