Vida Alternativa pelo mundo...

8 de abril de 2011

Câncer de Mama e a Alimentação !!!


O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) levantou o perfil das mulheres que passaram pe­­lo hospital para tratamento de cân­cer de mama. Entre as 2.573 pa­­cientes atendidas nos quase três anos de funcionamento da instituição, 15% tinham menos de 45 anos. A mais jovem tinha, na época em que recebeu o diagnóstico, apenas 19 anos. Esse levantamento foi feito também para outros tipos de câncer, mas o de mama foi o primeiro justamente porque a incidência está aumentando em mulheres em idade reprodutiva.
O difícil é que a detecção da doença nas mulheres jovens é mais difícil. Primeiro porque elas não estão na idade em que exames são feitos rotineiramente e mesmo quando a mamografia é realizada, a percepção do tumor é mais difícil. A mulher jovem tem muito tecido glandular e pouca gordura. Isso dificulta a visualização dos sinais precoces do câncer. Além disso, o câncer de mama na mulher jovem costuma ser mais agressivo. Tem taxa de crescimento maior e mais risco de metástase.
Inúmeros estudos mostram uma relação entre fatores específicos de alimentação e o câncer de mama . No Japão , a população feminina apresenta baixo índice dessa espécie de câncer , enquanto nos países ocidentais os índices são mais altos. No entanto, quando jovens japonesas são criadas com uma alimentação do Ocidente, seu índice de câncer de mama aumenta de forma dramática. É muito provável que as diferenças no risco de câncer entre os países sejam relacionados à quantidade de gordura, particularmente gordura animal, na alimentação.

Quanto mais gordura você consumir, tanto maior será o risco de câncer. Mulheres veganas, que excluem qualquer produto de origem animal, correm um risco muito menor do que aquelas que comem carne e laticínios.

Uma alimentação com alto teor de gordura aumenta a quantidade de estrógenos no sangue (os hormônios do sexo feminino) e muitos tumores de mama são “alimentados” por estrógenos. Os estrógenos são hormônios normais e essenciais; porém quanto maior a quantidade de estrógenos houver, maior a força que provoca alguns tipos de câncer de mama. Quando as mulheres iniciam uma alimentação com baixo teor de gorduras, seus níveis de estrógeno caem significativamente em curto espaço de tempo. Evitar laticínios e o consumo de bebidas alcoólicas também reduz os riscos de câncer de mama.



Certos alimentos oferecem benefícios especiais. A soja contêm compostos naturais chamados fito-estrógenos — estrógenos muito fracos que atenuam o efeito dos estrógenos humanos. Não surpreende que produtos de soja podem reduzir o risco de câncer.

A melhor alimentação para a prevenção do câncer deveria ser a vegana, com teor de gordura muito baixo e repleta de vegetais e frutas saudáveis.

OBS : Vegans são pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal ou que tenham sido testados nos mesmos, ou seja, nenhum tipo de carne ( bovina, suína, frango, peixe ), leite e derivados, ovos e mel.Encontrar comida vegana é mais fácil hoje em dia. Dá pra comprar queijo vegano, chocolate vegano, sorvete vegano, maionese vegana, salsicha vegana, iogurte vegano, hamburger vegano...

Claro que alimentação não envolve somente nutrição , mas também prazer. Não adianta uma pessoa que passa a vida inteira com hábitos não vegetarianos, de uma hora para outra passar para uma dieta vegana. O organismo sofre, sente necessidade e isso afeta até o emocional da pessoa, o bom humor.
Há vegans e vegetarianos por opção, como também há a aquele grupo que come de tudo por opção também...
Para prevenção de câncer, (não só de mama, mas todos) a regra básica ainda continua valendo, que é o bom senso. Alimentação saudável ( não necessariamente com a exclusão de todo tipo de carne) dando preferências para as brancas ( que costumam ser de fácil digestão ), legumes, verduras, frutas e muita água...( aquilo que todo mundo está cansado de saber ).

Foi matéria na revista Veja desse ano, os alimentos mais eficazes contra o aparecimento da doença. Alimentos que atuam na prevenção, segundo o Insituto de Câncer de São Paulo.
O " cardápio " ideal indicado por sua ação anticancerígena :
Tomate : Antioxidante ( desacelera a deterioração das células )

Laranja : Antioxidante e Redutor da toxicidade de substâncias mutagênicas ( podem levar ao câncer ). Quantidade recomendada ao dia : 500 milogramas ou 2 laranjas .
Peixe : Antioxidante e Redutor da proliferação de células retais cancerígenas. Diminui o risco de câncer de laringe. A Quantidade ideal são peixes diariamente ou doses de Ômega 3.
Frutas e Vegetais Vermelhos e Roxos : Antioxidante, Anticarcinogênico e Antitumoral.
Soja : Antioxidante, Antitumoral e Hipolipemiante ( reduz as gorduras triglicérides e colesterol ). Quantidade recomendada são sete fatias grossas de tofu ( queijo de soja) ao dia.
Frutas Alaranjadas e Amarelas : Protege o DNA contra oxidação.
Brócolis : Ação Antioxidante
Maçã : Estimula a síntese bacteriana Bacteriana e o fortalecimento do sistema imunológico e reduz a chance de mutação genética.
Azeite de Oliva Extra-Virgem : Antioxidante. Quantidade Recomedada ao Dia é de uma colher de chá na salada todo dia.

Alho : Reduz os Radicais Livres e o Metabolismo das células Cancerosas. Quantidade de alho recomedada é de 18 gramas por semana.
Ps : O alho reduz a pressão arterial, portanto quem já tem pressão baixa tem que tomar cuidado para não consumir em excesso porque a pressão cai mesmo...

Separados por grupos, os alimentos se encaixam em 4 grupos.

Betacaroteno: alimentos como abóbora, mamão, manga e todo alimento amarelo ou alaranjado são fontes de betacaroteno, um pigmento carotenóide antioxidante, que protege contra o câncer de pulmão e contra o câncer de mama.

Licopeno: os alimentos vermelhos, como a melancia e o tomate, possuem licopeno, uma substância muito importante na prevenção de cânceres como o de próstata. É melhor que substâncias como betacaroteno e licopeno sejam adquiridas pelo consumo de alimentos frescos, e não por suplementos alimentares.

Fibras: Outro alimento muito pesquisado hoje em dia é a linhaça, que além de conter ácido graxo ômega 3 em seu interior, oferece também uma boa quantidade de fibras. Essas fibras têm papel favorável na prevenção do câncer de intestino.

Fibras insolúveis: também para inibir a formação de tumores, encontradas nos brócolis, na couve e na couve-flor, são ótimos alimentos para serem consumidos.

São opções bem variadas, né gente ? Até quem almoça fora de casa todos os dias pode escolher perfeitamente o que come num restaurante tipo "kilão básico" ou "buffet". Quem for mais além e quiser opções mais lights ou radicais, em qualquer cidade hoje em dia há restaurantes vegetarianos, vegans e até lanchonetes que adaptaram o cardápio mais natureba, com sanduíches vegetarianos que substituem o hamburguer bovino por carne de soja ou berinjela e o tradicional queijo prato e mussarela por tofu...Há ainda um montão de casas de Wraps com opções bem naturais de recheios , sem contar os fans de comida japonesa, afinal restaurantes japa pelo menos aqui em São Paulo, (tem acho que uns 20 por bairro) e como a gente viu aí em cima, segundo os oncologistas é a alimentação ideal para evitar não só o câncer de mama, mas outros tipos de câncer também. É gente...o jeito é comer leve e colorido !

Beijo, Boa Semana à todos !

2 comentários:

  1. Adorei o post, tem excelentes dicas.

    Já li um livro sobre o assunto que te sugiro: É O "Anticancro" do David Servan-Schreiber.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  2. gostei bastante das sua postagem, estarei apresentando um trabalho e falarei sobre esse assunto! :D

    ResponderExcluir