Vida Alternativa pelo mundo...

30 de maio de 2011

Capoeira ...!!!

Que a prática de se exercitar é fundamental para que a gente se mantenha em pé fisicamente e emocionalmente a gente já sabe, mas dentre tantos exercícios ou atividades corporais, pouco é falado e explorado sobre a Capoeira. Hoje em dia, já é comum algumas escolas integrarem a Capoeira à Educação Física , pois além de promover um bom desenvolvimento físico na criança, ela também aumenta a consciência corporal, garante noção espacial, promove os aspectos sócio-afetivos da criança, aumentando a sua resistência emocional e gerantindo uma diminuição do seu sentimento de impotência perante os obstáculos do dia a dia. É considerada um esporte que abre um leque de possibilidades que serão fundamentais para a qualidade de vida, bem estar físico, mental, emocional e motor de qualquer praticante. Adolescentes e Adultos procuram a Capoeira cada vez mais como uma atividade capaz de não somente desenvolver o lado físico e tão pouco pelo seu alto gasto calórico, mas também por garantir concentração, flexibilidade ( por trabalhar o alongamento e parte muscular), reflexos e também muita disciplina...

Olha mais alguns benefícios :

•Resistência : É preciso manter o pique durante toda a luta.
•Agilidade : Os movimentos mudam de direção e sentindo a toda hora.
•Flexibilidade : Na capoeira dominam os gestos amplos.
•Velocidade : Para surpreender o adversário sempre que possível.
•Equilíbrio : É preciso manter o domínio do corpo em algumas posições mais complicadas.
•Coordenação : É preciso responder aos golpes com os braços, tronco e pernas ao mesmo tempo.
•Ritmo : Os movimentos do corpo acompanham a música.


Sob o ponto de vista emocional, ela ajuda a liberar a agressividade, ainda que o esporte não estimule a violência. Além disso, é um meio excepcional de desenvolver a criatividade e o auto-contrôle. Só pessoas com problemas de coluna que devem procurar orientação médica antes de iniciar uma prática como essa.

Historinha da Capoeira


A Capoeira é uma luta de defesa e ataque em que os praticantes usam os pés e a cabeça sendo as mãos de menor importância tanto para o ataque como na defesa . Os europeus acostumados a lutar com as mãos não tinham a menor chance contra os negros e perdiam fácil . Os senhores de engenhos proibiram então a prática dessa luta entre os escravos , sofrendo pressão da Polícia Imperial e Milícia Republicana. Os negros porém acharam uma solução : disfaçaram a Capoeira colocando mímicas e danças acompanhadas de músicas . Quando o feitor passava pelos negros "Brincando de Angola" batia palmas , apreciava , achava bonito sem saber que eles estavam praticando a já proibida capoeira . Assim disfarçada em divertimento a capoeira sobreviveu até os dias de hoje.
O diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo, música, e compreensão da filosofia de jogo, são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira.
Para o corpo, é perfeito! Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas. Se você entrar na roda, em pouco tempo vai sentir uma grande mudança : menos tensão, reflexos mais rápidos e ainda vai ganhar força.
Com um pouco de persistência, o seu fôlego vai ficar ótimo, porque a prática constante (pelo menos 3 vezes por semana) desenvolve o sistema cardio-respiratório, além de fazer você trabalhar os músculos abdominais, uma vez que esses músculos nesta região são muito solicitados.

Você ganha também :

•Atenção : É preciso estar ligado o tempo todo nos movimentos da roda.
•Persistência : Os golpes só ficam perfeitos depois de muitas tentativas.
•Coragem : Aos poucos, desaparece o medo de fazer certos movimentos.
•Astúcia : Você cria situações inesperadas para o adversário.

Uma boa dica é a Escola de Capoeira de um amigo meu chamado Bruno. Ela fica na Rua Luiz Góis, 1724 - na Vila Mariana, em São Paulo. Quem morar por aqui ou estiver de passagem, vale a pena dar um pulo até lá, conhecer o espaço, assistir uma aula.
Aulas todos os dias, para iniciantes de todas as idades. Crianças, e adultos. Homens e Mulheres !

O Blog deles é:
http://capoluisgois.blogspot.com/

*15 minutos do metrô caminhando;
*Mesma rua que a universidade UNIP Bacelar;
*Acima do Bar Legitimo, frente a padaria Colonial.

TEL. 11 78807254, com o Bruno
CAPOLUISGOIS@YAHOO.COM

Boa semana à todos, bjos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário