Vida Alternativa pelo mundo...

5 de maio de 2011

Oui, le secret des femmes françaises ...

Oi pessoal,
Já foi matéria de revistas, reportagens na televisão e programas , mas até hoje todo mundo quer saber como as francesas conseguem se manter tão elegantes no paraíso gastronômico em que vivem...Qual seria a fórmula para conviver diariamente com croissants, profiteroles, quiches lorraines, vinhos e champagnes, queijos e mais queijos ( entre outras delícias) e se manter saudável e visivelmente " bonita na fita " como as francesas ?

Meirelle Guiliano, empresária e escritora francesa, ( autora de As Mulheres Francesas Não engordam )e também presidente da Clicquot ( fabricante de champagne) ensina não somente uma forma de perder peso, mas um jeito de viver...
Segundo Meirelle, o segredo das francesas é o equilíbrio e bom senso. Ela descarta qualquer forma de negação à alimentos como gorduras e carboidratos, afinal sua terra Natal é a França, local tradicionalmente conhecido por suas boulangeries e segundo ela, uma pessoa ficar sem comer pão é algo inconcebível... O que não pode é comer o filão, mas duas fatias é completamente aceitável, diz Meirelle ".
Outra regra de Meirelle é o bom senso. Ela conta um caso de que quando sai para jantar, ela toma champagne, vinho, come pão, refeição principal e ainda pede a sobremesa, mas aí no outro dia, ela se resguarda e toma um iogurte com kiwi, limpando um pouco o organismo e não repetindo no café da manhã, a mesma coisa que comeu no jantar anterior. Por exemplô: se vai jantar e come pão, no café da manhã o pão simplesmente não entra. Quando ela cita o " iogurte " ela está se referindo aos naturais ( o que é muito comum na França), evitando aqueles açucarados e com componentes químicos, que segundo ela, estes são os que engordam, além de dar vontade de repetir de novo e não parar em apenas um...
Na França, as pessoas cozinham por prazer e comem por prazer também. As porções nunca são muito grandes justamente por essa razão : de provar, de testar, de degustar aquilo que está comendo e sempre com muito prazer. Sobre bebidas ela mantém a mesma forma de pensar em relação à comida. Meirelle diz que uma taça de champagne antes das refeições e uma taça de vinho durante as refeições, até faz bem para a saúde da pessoa, desde que se respeite os limites da moderação. Uma taça de vinho e uma de champagne. " As pessoas não saboreiam e acham que para experimentarem o real gosto daquele alimento ou bebida, precisam comer ou beber compulsivamente, até se " empanturrarem . Aí está o erro ... ".
Essa forma das francesas viverem, bate de frente com o estilo das americanas, pois enquanto americanas comem grandes porções de poucos alimentos, as francesas comem pequenas porções de muitos alimentos.
Um conceito errado que nós temos é optar pela exclusão. " Não posso comer carboidrato, não posso comer açúcar, não posso comer gordura ...". Francesas comem, mas comem pouco. Chocolate é algo super permitido, mas optam por aqueles que tem aroma de nozes ou os escuros e amargos. Elas não se pesam seguidamente, preferindo confirmar a perda de peso por meio de suas mãos, olhos e roupas: o famoso olhomêtro...rs.
Francesas nuncam ficam empanturradas, assim como não beliscam o dia todo, mas também não se permitem passar fome. Elas treinam suas papilas gustativas e a dos filhos desde novinhos. Honram os rituais da comida e nunca comem de pé ,correndo, ou em frente à TV. As francesas não assistem muito à TV. As francesas não têm muita TV.( ou seja, passam pouco tempo sentadas, engordam menos : fato !)
Elas comem e servem o que está na estação, para ter o máximo de sabor e valor, e sabem que disponibilidade não quer dizer qualidade.Amam descobrir novos sabores e estão sempre experimentando ervas, temperos e sucos cítricos, para fazer com que um prato conhecido pareça novo. Optam sempre por produtos frescos. frequentam muito feiras , os famosos french vegetable market e comem muitos legumes, frutas...
Comem muita ratatouille, tradição francesa.
" Um pouquinho de azeite de oliva e depois os legumes em camadas. Primeiro, a berinjela. O fogo deve estar bem baixo, para que cozinhe lentamente. Mas vai rápido porque são legumes. Em seguida, uma camada de abobrinha e um galho de salsinha. A terceira camada leva tomates, um galho de salsinha e alho picado."





Evitam alimentos em temperaturas extremas e apreciam frutas e legumes explodindo de sabor na temperatura ambiente. Preferem água ( bebem muita água) e não ligam para bebidas fortes. Vinho e champagne fazem parte da cultura delas, não podem e nem querem quebrar as tradições.Escolhem suas próprias indulgências e compensações. Elas entendem que as pequenas coisas contam tanto na soma como na subtração e que, como uma adulta, cada uma é a guardiã do seu próprio equilíbrio.
Planejam as refeições com antecedência e pensam em termos de menus (uma lista de pequenos pratos), mesmo em casa. As francesas acham que jantar em casa é tão sensual como jantar fora.Adoram receber em casa, adoram preparar seus próprios alimentos, adoram ir ao supermercado escolher pessoalmente seus alimentos e aquilo que vão consumir, adoram cozinhar...
Elas incomodam-se com a apresentação da comida e parência é importante para elas.
Caminham sempre que podem,sobem escadas sempre que possível. E adoram andar de bicicleta.
Sabem que o amor faz emagrecer. ( Boa !!!)
As francesas amam sentar-se em um café e não fazer nada, somente aproveitar o momento...
Adoram rir, comem por prazer, não fazem dieta e simplesmente não engordam ...
Acho que essa é a explicação para tanta elegância e pelos motivos que fazem com que francesas frequentem boulangeries e patisseries * como parte de uma rotina diária na vida delas. Sem culpa e com muito equilíbrio...

*** Boulangerie é um local de venda de pães, a tal padaria. Patisserie está mais relacionado com bolos. Não sei se existe tanta diferença assim. Talvez como aqui no Brasil,a diferença entre padaria e confeitaria.

Oui, le secret des femmes françaises ! Très bien !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário