Vida Alternativa pelo mundo...

20 de junho de 2011

Doando amor...



Com certeza alguém já ouviu falar que doar sangue é doar vida...doar amor...Mas porque será, né ?

Hoje eu queria falar da plaquetaférese, que é o processo de doação de plaquetas. É pessoal, muita gente não sabe e nem faz idéia de como é feita essa doação e o quanto pode ajudar muita gente por aí, mas qualquer pessoa saudável com mais de 50 kilos pode ser um doador.

As plaquetas são fragmentos de células presentes no sangue e responsáveis pela coagulação, evitando uma hemorragia no organismo. Algumas pessoas com leucemia ou que passam por quimioterapia, radioterapia, acabam tendo esse problema e aí é que a transfusão de plaquetas acaba sendo importante, pois impedem que os sangramentos deixem o organismo ainda mais debilitado...

A doação é simples, olha só : Através de uma agulha colocada na veia do braço do doador, o sangue é bombeado para o interior de um equipamento, que irá separar o sangue de seus constituintes. Esse equipamento, retém apenas parte das plaquetas , devolvendo para o doador as células restantes. O processo dura em média 90 minutos ( o doador fica sentado, conversando ou assitindo televisão) e a doação pode ser realizada a cada semana, pois a reposição no organismo é rápida. 30% das suas plaquetas serão doadas, sendo que destas 10% você recupera em uma hora e o restante em certa de 24 horas.O doador será submetido a duas punções venosas e semelhantes a da doação tradicional, uma em cada braço. A única coisa é que a plaquetaférese é mais demorada que a doação tradicional, o que pode tornar-se mais incômodo para alguns...

Para aqueles que ficam preocupados ou com medo de contaminação durante a doação, é necessário entender que durante todo o processo, somente são utilizados materiais estéreis de uso único em sistema fechado, de forma que o sangue do doador, não entra em contato direto com o equipamento. É raro, mas algumas pessoas podem sentir alguma sensação de friagem, tremor ou queda na pressão arterial, devido ao anticoagulante ou à ansiedade, mas a chance de salvar vidas com certeza vai valer a pena.

Lembrando que : Os exames sorológicos devem ser renovados a cada doação, ou realizados no máximo 24 horas antes da doação. Esse procedimento visa aumentar a segurança transfusional, já que existe um período entre a contaminação do indivíduo e a demonstração disto em resultados laboratoriais.

Acho que toda ajuda é pouca quando o assunto é salvar vidas e promover o bem estar e qualidade de vida em pessoas que estão em uma situação momentânea menos privilegiada que a nossa. Nós nunca sabemos se um dia vamos precisar e para isso o importante é começar fazendo nossa parte , como um ato de generosidade e caridade para aqueles que tanto precisam.

Quem tiver interesse e ser um doador, a ABRALE ( Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia ) esclarece as principais dúvidas sobre a doação de plaquetas.

Você vai beneficiar o outro e o beneficiado acaba sendo você, pois a sensação de ajudar o próximo vai te trazer tanta gratificação quanto aquele que está sendo beneficiado, ou melhor, abençoado. Pensem nisso !

Boa semana pessoal, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário