Vida Alternativa pelo mundo...

14 de julho de 2011

Funcionais / Nutracêuticos


Oi gente,

Outro dia eu escutei uma nutricionista na televisão falando sobre a importância dos Alimentos Nutracêuticos para nossa saúde. Como a reportagem já estava no final, não consegui ver do que se tratava exatamente aquele assunto e depois pesquisando, conversando com algumas pessoas e lendo muita coisa, fui ver que alimentos nutracêuticos nada mais são que os tais alimentos funcionais que a gente é tão acostumado a ouvir.

Recaptulando...rs. Alimentos funcionais ou neutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde. A gente sempre soube que alimentos amarelados ou alaranjados fazem bem para visão e para se ter um bom bronzeamento na pele, ou que as frutas e outros alimentos que contenham vitamina C ajudam na melhora do nosso sistema imunológico, mas o que a gente fica sem saber é das propriedades que alguns alimentos trazem " além " daqueles benefícios que são tão conhecidos. Todo alimento natural contém ( em doses variáveis ) componentes essenciais à nossa saúde, como vitaminas, minerais, enzimas, fibras, etc. Porém, certos alimentos contém além destes, outros componentes com grande capacidade protetora da saúde.
Esses alimentos vão além de suas funções nutricionais básicas, pois contribuem com a redução de risco das doenças crônico-degenerativas. Produzem uma melhora no estado de saúde e bem estar ou reduz o risco de uma enfermidade. O efeito terapêutico inclui alteração na composição de gorduras corporais, redução na absorção do colesterol, regulação da coagulação do sangue, influência nas atividades digestivas entre outras.
Esses alimentos, são alimentos básicos e já conhecidos no nosso dia a dia, mas às vezes a quantidade e a forma que nós nos alimentamos de determinados alimentos, não são as quantidades necessárias e nem a forma que nosso corpo acaba precisando, e talvez nem sempre os alimentos mais indicados para se obter esse efeito " protetor " à nossa saúde.
O que vem acontecendo é um aprofundamento nos conhecimentos da natureza química das substâncias funcionais e das suas funções no organismo. Com isso, os laboratórios e a indústria alimentícia passaram a produzir (em larga escala ) alimentos funcionais formulados ou "artificiais", como leites fermentados, biscoitos vitaminados e cereais matinais ricos em fibras.
Para chegarem ao mercado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige que o fabricante apresente provas científicas das propriedades funcionais alegadas na embalagem. 1 litro de leite com ômega 3, por exemplo, oferece menos desse ácido graxo que uma posta de salmão, que é um alimento 100% fresco.
Atualmente existem alguns alimentos que já tem suas propriedades funcionais comprovadas:

*** Betacaroteno ***

Ajuda a diminuir o risco de câncer.

Como age: Quando ingerimos gorduras e proteínas, o betacaroteno se converte em vitamina A, protegendo as células do envelhecimento.

Onde encontrar: Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve.


*** Isoflavonas *** ( fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos chineses, há mais de 5 000 anos.)


Atenuam os sintomas da menopausa.

Como agem: Por ter uma estrutura química semelhante ao estrógeno (hormônio feminino), alivia os efeitos de calor e cansaço da menopausa e da tensão pré-menstrual.

Onde encontrar: Soja e seus derivados.


*** Licopeno ***

Está relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata.

Como age: Evita e repara os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer.

Onde encontrar: Tomate e seus derivados, além de beterraba e pimentão.


*** Ômega 3 ***

Diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Como age: Reduz os níveis de triglicerídeos e do colesterol total do sangue, sem acumulá-lo nos vaso sanguíneos do coração.

Onde encontrar: Peixes de água fria, como salmão e truta, e óleo de peixes.


*** Flavonóides ***

Diminuem o risco de câncer e atuam como antiinflamatórios.

Como agem: Anulam a dioxina, substância altamente tóxica usada em agrotóxicos.

Onde encontrar: Suco natural de uva e vinho tinto, além de alimentos como café, chá verde, chocolate e própolis.

PS : O alho e a cebola possuem a aleína que é um excelente antiinflamatório.


*** Probióticos ***

São microorganismos vivos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal.

Como agem: Impedem que bactérias e outros microrganismos patogênicos se proliferem no intestino.

Onde encontrar: Iogurtes e leite fermentado.

" A ciência ainda não consegue determinar uma dieta diária de alimentos funcionais que atenda a todas as necessidades do organismo ",portanto a alimentação equilibrada e variada é a melhor receita para obtermos os benefícios proporcionados pelos alimentos.

A nutricionista Daniela Jobst, indica uma sopinha de alimentos funcionais para quem quiser apostar numa única refeição completa.

Sopa de vegetais rápida com frango


Ingredientes:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande picada
2 nabos médios cortados em cubinhos
2 cenouras grandes cortadas em cubinhos
2 alhos poró cortados em rodelas
2 xícaras (chá) de peito de frango cozido e desfiado
1 colher (chá) de ervas sortidas (cebolinha, coentro, sálvia, etc.)
1 litro de caldo de legumes quente (dissolver os tabletes na água)
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de salsa picada

Modo de preparo: Coloque dois dedos de água numa panela grande, junte os legumes, tampe e cozinhe por 5 minutos ou até amolecerem. Junte as ervas, o caldo e tempere com sal e pimenta do reino. Espere levantar fervura, tampe e cozinhe em fogo baixo por 45 minutos ou até que os legumes estejam macios. Prove o tempero, acrescente o frango desfiado, polvilhe com a salsa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário