Vida Alternativa pelo mundo...

29 de agosto de 2011

Ghee Indiano...


Muita gente ainda nunca ouviu falar sobre o Ghee, mas ele é um alimento muito sagrado para os indianos, além de ser muito saudável. Também conhecido por madhura rasa é usado para preparar inúmeros remédios.Os grandes sábios védicos consideravam o Ghee como um dos melhores remédios para os seres humanos e pode ser usado no preparo de pomadas medicinais. O ghee não sofre problema de saturação ou seja não altera o colesterol sanguíneo.
Embora seja inteiramente preparada com manteiga, suas propriedades, de acordo com Ayurveda, diferem muito da manteiga em si por ser livre de todos os seus resíduos lácteos e toxinas da manteiga comum. O ghee é a fonte tradicional de lipídios na alimentação indiana, além de ser um dos óleos de cozimento indicados para o preparo dos alimentos.



Propriedades

***É muito útil para problemas de infertilidade, baixa imunidade e problemas mentais (epilepsia, perda de memória, etc).
***Desenvolve a inteligência (por causa da sua propriedade ‘sattuic' e sua ação nos nervos.
***É fonte de vitamina A e aumenta o poder de visão e a voz (porque lubrifica e refresca).
***Fortalece o fígado, os rins e o cérebro (memória).
***É a melhor gordura para o organismo e o fígado.
***É muito útil para inflamações gastro-intestinais, úlceras, febres crônicas com asma, problemas crônicos nos pulmões. Quando o alimento é bem mastigado e a dieta é rica em fibras vegetais a quantidade de muco salivar que é deglutido aumentará, o que ajuda na proteção contra úlceras pépticas.
***Diz-se do ghee que ajuda a equilibrar os humores.
***Na Ayurvédica é utilizada também como emoliente, sendo a base de diversas preparações medicinais.
***Para os praticantes de Yôga, divulga-se como sendo um lubrificante natural, ajudando na flexibilidade para a prática das asanas.

Olha como faz o Ghee ...

1 kg Manteiga pura e sem sal
1 Panela forte ou de fundo grosso
1 Vidro de boca larga bem limpo e seco
1 Filtro ou coador


Como fazer:

Coloque a manteiga na panela. Prefira panelas de fundo grosso/forte, desta forma será mais fácil da manteiga, quando derretida, não queimar facilmente.
Deixe a manteiga derreter em fogo baixo até começar a fazer espuma.
Abaixe o fogo ao máximo. Gradualmente a manteiga vai se clarificando e pedaços sólidos começarão a ficar mais crocantes e espumosos na superfície.
Tenha cuidado para não deixar queimar o ghee!
Aos poucos o ghee apresentará uma cor dourada, amarelo-âmbar e então os sólidos virão mais à superfície.
As poucas impurezas que permanecerem no fundo poderão ser coadas ao despejar o ghee em um recipiente de vidro alto e de boca larga.
Os sólidos então devem ser dispensados.
O ghee poderá ser guardado, tampado, por tempo indeterminado, não sendo obrigatório conservá-lo em refrigerador. Mas se mantiver ele fora da geladeira, o tempo de consumo deve ser de até 4 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário