Vida Alternativa pelo mundo...

2 de fevereiro de 2012

A Polêmica do Frozen Yogurt ...


Oi pessoal,

Esse ano de 2011, foi o " Boom " dos sorvetes Frozen Yogurts aqui no Brasil, espalhados por lojas físicas independentes, shoppings, quiosques...

Considerado um sorvete muito mais leve e saudável do que o tradicional sorvete de massa ( aquele vendido por bolas ), o Frozen Yogurt tem causado polêmica em relação ao seu benefício nutricional que vem apresentando.

Segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, uma análise foi feita entre oito marcas de frozen yogurts e apenas uma (Yogenfrüz) tem presença de bactérias suficiente para ser considerada como tal. As bactérias em questão são benéficas ao organismo, ajudando na regulação da flora intestinal e na digestão dos alimentos.( ou seja, os benefícios presentes em iogurtes no geral).



Seis marcas puderam ser consideradas no máximo, como produto feito à base de leite coalhado (Bendita Fruta, Yogo Love, Yoggi, Yogoberry, Yoforia, Tutti Frutti). Enquanto isso, uma delas (Yogefresh) sequer tinha iogurte na fórmula , e embora fosse comercializada como iogurte, era o velho sorvete que vovó já comia...
Infelizmente, a lei não obriga os fabricantes, nem os comerciantes, a exibir na embalagem a lista de ingredientes do produto. Isso ajudaria o consumidor a conhecer melhor índices como os de açúcar e aditivos alimentares. Ambos
presentes nas duas receitas.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor ( Pro Teste), ainda pede que as pessoas confiram se nas lojas que apresentam informações nutritivas sobre os produtos vendidos ( no caso, os frozen yogurts)equivalem à porção que você está consumindo. Como há embalagens de tamanhos diferentes, é possível que os valores expressos na tabela sejam apenas uma base. Nesse caso, é necessário fazer os cálculos corretos.

De qualquer forma, se o Frozen Yogurt for original mesmo e não genérico ou similar ( rs), sem dúvida é a opção mais saudável principalmente no verão. O sorvete de massa normal ( chocolate, creme, morango, pistache, doce leite e mais umas mil opções presentes), contém muito mais gordura do que o Frozen Yogurt, lembrando que a versão original do Yogurt é muito menos calórica do que os Frozen Yogurts de sabores, como massa de frutas vermelhas , ameixa e umas outras que vem aparecendo aí.



A massa original do frozen yogurt tem em média de 90 a 190 calorias ( dependendo do tamanho), as massas cloridas dos frozen yogurts ( com sabores ) costumam ter mais mais calorias e se formos optar pelo sorvete clássico( os de massa), só o de creme por exemplo, pode conter 50% a mais calorias do que um Original Frozen Yogurt.


Os acompanhamentos que as lojas oferecem para os Frozen Yogurts, costumam variar entre frutas frescas, algumas industrializadas ( como já vi pêssego em calda e cereja ao marrasquino) , cereais, caldas industrializadas e confetes, granulado, paçoca ( acreditem, eu já vi para vender até paçoca como acompanhamento)...Óbvio que se você optar por acompanhamento mais calórico, seu sorvete mesmo de iogurte, ficará mais calórico também. Dependendo do tipo de acompanhamento então, o fininho Frozen Yogurt fica mais gordinho que uma bola de sorvete de creme ou chocolate...

O bom é que uma porção de sorvete de iogurte tem quase metade do sódio usado na conservação do sorvete normal. A longo prazo, o excesso na ingestão de sódio pode causar hipertensão arterial, sobrecarregar o trabalho do coração, entre outros problemas, embora o cálcio presente ajude no fortalecimento dos ossos e no sistema imunológico. Apesar dos benefícios do cálcio presentes nesse sorvete, a dica é deixar para consumí-lo na hora do lanche e nunca após a refeição, como sobremesa.
O cálcio do frozen pode competir com o ferro presente em alimentos como vegetais, legumes, cereais e carnes, ingeridos no almoço e no jantar, mas o ferro é perdido, ficando sem ser absorvido pelo organismo.

Genérico ou não, Similar ou não, o Frozen Yogurt tem a proposta de aliar o prazer do sorvete com as propriedades nutricionais do iogurte, trazendo um produto leve , gostoso e saudável. Os valores aqui para São Paulo, de um sorvete desse original em tamanho pequeno, custa em média R$ 7,00 sem os adicionais que você quiser colocar, podendo variar de acordo com tamanho dos sorvetes e acompanhamentos a mais.

Beijo p/ vocês

Nenhum comentário:

Postar um comentário