Vida Alternativa pelo mundo...

19 de abril de 2012

Do inútil surge o novo !

Nós falamos tanto em reaproveitamento de alimentos, ou seja, utilização de sobras de comida e transformação disso em algo novo, falamos na consciência da reciclagem dentro da nossa própria casa, nas escolas e nos lugares públicos, mas quando o assunto é transformação de lixo em decoração , muitas pessoas ainda sentem-se receosas em como se faria um projeto assim ... É muito fácil pessoal. Fácil e simples. Basta ter apenas criatividade, paciência e dedicação para conseguir um resultado perfeito e tão esperado. A matéria prima, são os produtos que muitas vezes estão na nossa casa " sobrando " ou " ocupando " espaço e ao invés de deixarmos de lado ou de certa forma " devolvermos " para a natureza como se fossem lixos, podemos através do artesanato criar algo novo, funcional e muito bonito. Parece mentira, mas com aquilo que você tem na sua casa, ou encontra " jogado " por aí em feiras, supermercados, no lixo que o vizinho certamente não vai querer mais, é possível criar uma mesa, cadeiras , adega de vinho , porta - retratos de parede e mais um montão de coisa para consumo próprio ou até mesmo para vender para alguém, dar de presente ... Todo mundo sabe que aqui no Brasil , o descarte inadequado de pneus gera um problema ambiental muito sério. Em alguns locais daqui do país, é possível encontrar pneus jogados em lixões, rios, ruas e até mesmo no quintal das casas o que pode além de ocasionar problemas ambientais graves e ainda atrair o mosquito transmissor da dengue , ( responsável por muitas mortes )devido à reprodução em água parada alojada nesses próprios pneus. Na foto abaixo, um exemplo de como foi utilizado o pneu e ainda um tampo de vidro na composição de uma mesinha. Olha só que idéia genial.
Na próxima imagem, o pneu recebeu um estofamento e se transformou em banco, onde o criador nomeou de Banconeu Estofado. Você ainda pode pintar o seu pneu e combinar o estofamento escolhido com a cor adequada para seu pneu...
Abaixo, trago um relógio muito diferente com material reaproveitado, só que dessa vez feito da catraca de uma bicicleta. Decorativo , criativo e útil.
Cadeira com braços e encosto feito com galhos. Alguém já viu ? Matéria - prima diretamente da natureza. Reparem na estrutura desse móvel. Uma ousadia que deu certo, não é ?
Na mesma linha do aproveitamento galhos, a idéia abaixo é de um porta - retrato de parede, com a estrutura também em galhos de árvores. Pode ser usado em escritórios ou em abiente residencial. Eu particularmente, adoraria ganhar um desse.
Ainda aproveitando a idéia dos galhos, a criadora do porta- linhas, teve uma ótima idéia ao pregar esse objeto na parede e criar uma espécie de um polvo feito com galhos, armazenando linhas. O visual ficou super colorido, além de ser algo funcional , decorativo e prático. Ótima idéia para quem costura por hobby ou profissionalmente. Vale a pena conferir.
As mangueiras ( geralmente coloridas) se transformaram em cestos para armazenar o que quiser, ou até mesmo para usar com o intuito decorativo. Da uma olhadinha.
Sabem aqueles caixotes de madeiras , onde geralmente vem as frutas e encontramos inutilizados em feiras ou supermercados e que seriam diretamente tratados como lixo ? Na foto abaixo, a artesã o reaproveitou e o transformou em uma mesinha que pode ser usada como mesinha de canto - cabiceira ou ainda uma mesinha central. O efeito pode ser mais rústico, na cor crua do material ou pintado com a cor escolhida, promovendo um aspecto de móvel novo para seu ambiente.
E por que não ter uma adega improvisada em casa ? Claro que não se trata de uma adega climatizada, mas sim uma adega simples onde você pode guardar seus vinhos em um lugar apropriado na sua casa, mantendo-os na posição adequada e com um visual bem diferente. A matéria prima ? Um engradado de bebidas que você encontra no supermercado.
Vocês viram pessoal ? Há muitas outras idéias e coisas espalhadas por aí e você nem precisa gastar muito para decorar sua casa de forma diferente ou ter uma mini adega, uma mesinha nova, um relógio criativo... Basta utilizar aquilo que normalmente se perde e vai virar lixo, seja por você ou por outras pessoas. Com a reciclagem de materiais e reaproveitamento, você vai promover sua qualidade de vida, despoluindo a natureza seja visualmente ou ambientalmente e ainda ganhar muito com isso, seja profissionalmente ou para uso próprio. São peças decorativas ou móveis inusitados que vão compor a decoração da sua casa e com certeza chamar muita atenção de quem for visitá-lo. Já dizia a velha frase...Na Natureza nada se cria, nada se perde...Tudo se transforma ! É gente...vamos transformar... Boa semana para vocês, beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário