Vida Alternativa pelo mundo...

26 de abril de 2012

Very " Berry " Good !!!

Oi pessoal,
É cada vez mais comum a recomendação que médicos e nutricionistas dão à respeito do consumo de frutas vermelhas em nosso dia a dia. Elas são conhecidas pelo seu poder antioxidante e formadas por vitaminas, minerais , além de pigmentos naturais que bloqueiam os radicais livres (retardando o envelhecimento natural), claro que se forem consumidas através de uma rotina alimentar e não esporadicamente. É possível hoje em dia, encontrarmos cremes faciais e corporais com a base de frutas vermelhas, dando uma suplementação para aqueles que querem alcançar os benefícios dos berries de outras formas, visto que o consumo diário é a melhor maneira de se obter os resultados desejados para a saúde física. As frutas vermelhas possuem ácido elágico, que protege as células como escudos , prevenindo a ação de radicais livres e consequentemente a morte dessas células. Lembrando que os radicais livres, são moléculas tóxicas instáveis que necessitam reagir com outras moléculas para se estabilizarem. Estes radicias aceleram o processo natural de envelhecimento, através do rompimento das membranas celulares presentes na pele. Aí aparece a ação do ácido elágico, que previne a ação desses radicais livres. Do ponto de vista estético, o ácido elágico é considerado um antirrugas muito eficiente. Esteticamente ou fisicamente , as propriedades das frutas vermelhas, vão desde retardamento de rugas na pele e manchas no rosto à ação anti-envelhecimento , ação anti-cancerígena, propriedades antiinflamatórias entre muitas outras. Alguns berries aqui embaixo : Blueberry ( Mirtilo ) ! Propriedades antienvelhecimento. Diminuição na quantidade de glicose no sangue, prevenção de infecções cardíacas, Favorecimento e estimulação da memória , além de redução na formação de cáries.
Framboesa ! Ajuda o sistema respiratório, contém alto teor de fibras ( o que acaba favorecendo a digestão e trabalho intestinal), alto teor de magnésio, água e potássio, além de ajudar a cicatrização, aliviar alergias, proteger contra a ação do câncer.
Amora ! Rica em vitamina C e E, previne problemas circulatórios, possui pectina, substância responsável por reduzir o nível de colesterol no sangue e regular a velocidade de absorção da glicose. Possui ainda alto teor de potássio e funciona como tônico muscular para atletas, além de prevenir a osteoporose.
Physalis ! Tem o poder de purificar o sangue, é indicada para diabéticos e também favorece o tratamento da próstata por suas propriedades diuréticas. É usada como tranquilizante natural e possui flavonóides , que são responsáveis pela ação anti-hemorrágica, anti- inflamatória, anti-alérgica. Atua na prevenção do câncer, além de melhorar a aparência das unhas e cabelos. Grande quantidade de vitamina C. Aqui no Brasil, é difícil encontrar physalis em todas as regiões do país, mas no Norte e Nordeste ela é comum nos quintais das casas e pode ser também chamada por nomes bem brasileiros: camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome. Provável que na região Centro Oeste, Sudeste e Sul em alguns supermercados grandes ou Mercados exóticos ela possa ser encontrada.
Morango ! Rico em vitamina A, B, C. Rico em potássio, sódio, carboidrato, fósforo, cálcio e ferro. Favorece o sistema respiratório, melhora as funções renais e de trânsito intestinal, elám de prevenir infecções cardíacas, cerebrais e cânceres. Estimula o apetite, é diurético, laxante, combate a febre, fortica os nervos e melhora circulação.
Claro que há ainda outros berries conhecidos, mas se fizermos uma compreensão sobre alguns deles, já podemos ver que os benefícios são extensos quando se fala em frutas vermelhas. A quantidade de vitaminas, minerais e ações benéficas promovidas por esses alimentos, são capazes de fazer uma prevenção diária contra a ação de muitos agentes nocivos que nosso organismo é exposto, mesmo que involuntariamente. Vamos prevenir consumindo o que está à nosso alcance e que certamente trará resultados positivos para nossa saúde. Beijos para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário