Vida Alternativa pelo mundo...

25 de junho de 2012

Que sono !!!

Alguém com sono aí ?



Oi pessoal !!!


Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas. O que nos aconteceria se não dormíssemos?

Em estudo realizado pela Universidade de Chicago – USA, onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias não agüentaram mais de dez dias sem dormir. A conseqüência: morte por infecção generalizada.

Mas quantas horas de sono você precisa para se sentir bem ?

A necessidade diária de sono para o adulto é uma média de oito horas e de preferência à noite. O ser humano se da melhor dormindo à noite, pois nosso relógio biológico é controlado pelo claro-escuro.

Quem dorme pouco, ou seja, menos que oito horas por dia estará propenso a menor vigor físico, a envelhecer mais precocemente, sujeito a infecções, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, capacidade de acumular conhecimentos diminuídos, alterações de humor, diminuição de criatividade, de atenção, da memória e do equilíbrio corporal.

Para o interesse do emagrecimento, a falta de sono leva à intensa necessidade de ingestão de açúcares, incapacidade de se sentir satisfeito depois de comer uma refeição abundante, consumo compulsivo e excessivo de comida, diminuição do tecido muscular magro, redução da capacidade de obter energia dos carboidratos e decréscimo da atividade física.

A falta de sono acarreta cansaço na pessoa, com isso ela faz menos atividades físicas, o que ocasiona em menos queima de calorias.

A produção de hormônios, principalmente o do crescimento também estará prejudicada. É ele que ajuda a formar a massa muscular magra. Quanto menos massa muscular há menos queima de gorduras.

Ocorre também a diminuição da liberação do hormônio leptina, da insulina e do aumento na produção do cortisol. A leptina controla a saciedade, sem ela o corpo pede mais carboidratos. Com menos insulina o aproveitamento da glicose fica prejudicado. O aumento do cortisol propicia maior estresse e alteração do humor.

Resumindo : durma no mínimo oito horas diárias, com o objetivo de estimular seu metabolismo, conservar a energia, manter seu humor e comer menos.

Mas também há aquelas pessoas com síndrome de Bela Adormecida, que tem muito sono. Atenção, pois excesso de sono pode ser sinal de doenças. Olha só, pessoal !

*estresse (pode alterar a qualidade do sono durante a noite, levando à sonolência diurna)
*apnéia do sono (reduz o tempo de sono profundo por causa das paradas respiratórias)
*fadiga (o cansaço aumenta a necessidade de tempo para a recuperação do organismo)
*depressão (o sono pode ser usado como um escape de situações indesejáveis)
*horas de sono insuficientes (a necessidade de sono por noite varia com o passar dos anos; se você se sentia descansado com 6 horas, pode passar a precisar de 8 ou apenas 5 sejam suficientes, sem que exista qualquer doença)
*uso de medicamentos (remédios como os anti-alérgicos aumentam a sonolência)
*uso de álcool ou drogas (levam a alterações químicas que fazem com que o sistema nervoso procure "desligar",para protegê-lo.

O tratamento para a sonolência excessiva depende dos fatores que a estão causando. Medicamentos contra a ansiedade e a depressão, controle do uso de substâncias prejudiciais e adequação do período para dormir são algumas das possibilidades. Um clínico geral pode solicitar exames para definir quais causas estão agindo, a fim de definir o tratamento adequado.

Mas o que fazer para ter uma boa noite de sono ?

Para garantir uma boa noite de sono, até mesmo a alimentação tem um papel importante. Segundo a nutricionista Salete Campos, do Hospital de Clínicas da Unicamp, existe nos alimentos uma substância que favorece o trabalho do nosso corpo em restabelecer o equilíbrio durante a noite: o triptofano. "Uma vez no cérebro, ele aumenta a produção da serotonina, substância conhecida como o hormônio do bom humor, que tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono".

Essa substância pode ser encontrada em carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas. A serotonina ainda regula o nosso relógio biológico.

A insulina também tem papel importante no padrão do sono. Hipoglicemia, ou baixa quantidade de açúcar no sangue, costuma ocorrer à noite porque é quando não nos alimentamos. Quando o nível de glicose cai, a adrenalina é liberada como uma fonte secundária. Como o hormônio é estimulante, pode causar distúrbios do sono.

Por isso, é necessária a ingestão de carboidratos. "Eles favorecem o aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na "limpeza" dos aminoácidos circulantes no sangue, explica Salete.

Vitamina B6 e magnésio são outros nutrientes essenciais para que o organismo esteja em paz na hora de ir para a cama. Segundo Salete, os dois também estão envolvidos na produção da serotonina. A vitamina B6 está presente no frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará e semente de gergelim. O magnésio em alimentos como tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia e arroz integral.

Entretanto, de nada adianta refeições equilibradas e ricas nos itens acima se antes de dormir não houver cautela com as bebidas consumidas.

Para não correr o risco de ter uma noite de sono agitado ou com pesadelos, a orientação da especialista é não beber líquidos que são fontes de xantina e cafeína, que estimulam o sistema nervoso central. Entre eles: chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes à base de coca e, claro, bebidas alcoólicas. No caso de serem consumidos, é aconselhável que seja quatro horas antes do sono.

Quem estiver com problemas para dormir, pode tentar essas recomendações acima. Caso não melhore, uma ajuda de um profissional é sempre bem vinda.

Bom sono para vocês !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário