Vida Alternativa pelo mundo...

14 de agosto de 2012

Alimentos e o Sono ...



Oi Pessoal, tudo bem ?

Vocês tem hábito de fazer a ceia antes de dormir ? Costumam comer alguma coisa, tomar algum lanchinho antes de ir para cama ? Diferente do que muita gente pensa, comer antes de dormir não faz mal. O que faz mal mesmo é o tipo de alimento e a quantidade do que se come .




As pessoas que costumam dormir com fome, são aquelas que ainda acreditam no fato de que o estômago vazio promove uma boa noite de sono. Errado. É comprovado que ficar muitas horas sem comer, gera um monte de problemas físicos para a nossa saúde. Imaginem só, uma pessoa que janta às 19h00 ou 20h00 e vai dormir às 23h00 +/- , para mais 7 ou 8 horas de sono seguido e SEM COMER ! Quantas horas sem fazer o estômago trabalhar !!! Não dá, né pessoal ? Particularmente eu, não consigo dormir com fome e acredito que assim como eu, muitas outras pessoas também são assim. O problema é quando os alimentos eleitos para a tal " ceia " são os errados, ao invés de promoverem o sono tranquilo por estarmos de " barriga cheia " e satisfeitos, acaba gerando o efeito contrário, promovendo mal estar, sensação de peso no estômago, refuxo, gastrite...Ihhh , aí o sono demora meeeesmo para vir.

Abaixo, trouxe uma relação de alimentos que são capazes de ajudar na hora de pegar no sono, aqueles que se optarmos comer em nossa " ceia " antes de dormir, irão garantir um soninho tranquilo, tranquilo...


Leite - ele é fonte de triptofano, um aminoácido que se converte em serotonina, que relaxa e induz o sono. Uma xícara de leite morno antes de deitar é uma boa pedida.

Queijo - o triptofano, mesmo componente do leite, está presente nele. Prefira queijos magros, com menor quantidade de gordura. Se você optar por um lanche no jantar, inclua no seu sanduíche uma ou duas fatias.



Maracujá - o maracujá possui propriedades que funcionam como calmante. Por isso acalmam e ajudam a dormir. Um copo de suco no jantar ou na ceia é excelente.

Mel - carboidrato simples que facilita a entrada do triptofano no cérebro.




Banana - rica em triptofano, que regula os níveis de serotonina no cérebro e melhora o humor, acalma e diminui a atividade cerebral intensa , assim favorece o sono.

Cereais - fonte de carboidrato e vitamina B6, nutrientes que colaboram com o sono. Inclua uma colher no iogurte ou acrescente na fruta picadinha.

Semente de Abóbora, gergelim - auxiliam na formação da melatonina, hormônio que também estimula o sono.



Com qual dessas opções acima ficariam , hein ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário